Renan recebe visita do ministro da Previdência

Tércio Ribas Torres | 20/02/2013, 19h50

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta quarta-feira (20) a visita do senador licenciado e ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.

- Vim trazer as minhas congratulações pela da eleição dele para a Presidência da Casa e trazer uma palavra de estímulo às medidas que ele está adotando no Senado. O Senado precisa passar por reformas – disse o ministro, ao explicar a razão da visita.

Garibaldi disse que ele e Renan conversaram rapidamente sobre projetos de interesse do ministério, como a Medida Provisória (MP) 589/2012, que trata do parcelamento de débitos junto à Fazenda Nacional relativos às contribuições previdenciárias.

O ministro admitiu que o governo ainda trata como “desejo” as reformas no sistema de pensões e na própria Previdência Social. Ele disse que hoje a Previdência paga 30 milhões de benefícios, mas, por conta do envelhecimento da população, alguns ajustes serão necessários.

- Precisamos de uma previdência que tenha sustentabilidade - observou.

Fator previdenciário

Segundo o ministro, um possível fim do fator previdenciário, tema de um dos vetos com análise pendente pelo Congresso, traria um grande impacto para as contas públicas. Garibaldi ressaltou, porém, que não pediu a Renan que retirasse o veto da apreciação.

Na visão do ministro, o Brasil precisa de regras mais claras sobre a idade mínima para a aposentadoria. Ele disse que apenas quatro países no mundo não têm idade mínima para aposentadoria, entre os quais o Brasil. Assim, comentou o ministro, o cidadão se aposenta precocemente e vai procurar outro emprego. Garibaldi explicou que o fator previdenciário deveria inibir a aposentadoria precoce, mas não alcançou esse resultado.

- É uma discussão ampla. O fator previdenciário não pode ser extinto, mas pode ser substituído. Quando isso poderá ser feito, não dá pra saber. Eu não sou juiz desse tempo - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: