Geovani Borges comemora os 252 anos de fundação de Macapá (AP)
Da Redação | 04/02/2010, 17h57
O senador Geovani Borges (PMDB-AP) comemorou, nesta quinta-feira (4), os 252 anos de fundação de Macapá, capital do Amapá. O parlamentar ressaltou um detalhe da capital, única no país em que os habitantes podem escolher entre circular pelo Hemisfério Sul ou Norte da Terra, pelo fato de esta situar-se na Linha do Equador.
- A maior vocação [de Macapá] é o comércio, por sua proximidade com a America Central, América do Norte e Europa. Outra vocação importante é o turismo com a Fortaleza de São José, o Teatro das Macabeiras e o Parque do Meio do Mundo - descreveu.
Geovani Borges lembrou que a cidade nasceu como um destacamento militar, em 1738, e foi denominada São José de Macapá pelo então rei de Espanha, Carlos V. Em 1758, foi alçada à condição de vila pelo governador do Maranhão e Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, ocasião em que era um dos maiores centros do norte do país, com 500 habitantes. O parlamentar recordou que o Amapá tornou-se território em 1943 e, em 1988, com a nova Constituição federal, foi, finalmente, elevado à categoria de estado.
- Em 252 anos, a cidade cresceu e se desenvolveu sob as bênçãos do seu padroeiro São José ecom o esforço de cada pioneiro e seus descendentes e daqueles que a adotaram para viver - aplaudiu.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: