Rosalba comemora centenário da Arquidiocese de Natal

Da Redação | 10/12/2009, 20h46

O Senado encaminhará voto de louvor à Arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte, pela comemoração do seu centenário, que transcorrerá no próximo dia 29 de dezembro. A homenagem foi requerida pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que lembrou de alguns religiosos que marcaram a Igreja Católica do estado, como o Padre João Maria, Dom Marcolino, Dom Nivaldo Monte, Dom Alair Vilar Fernandes de Melo, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macedo.

- Natal do final do século 19 e início do século passado [a arquidiocese] foi marcada pela figura de seu pároco, o sertanejo norte-rio-grandense padre João Maria Cavalcanti de Brito, que o povo chama de o santo de Natal, cuja memória de abnegação, caridade e desprendimento se pode retratar nas palavras que repetia como seu lema de ação: ser tudo, para todos - registrou Rosalba.

A senadora pelo Rio Grande do Norte também lembrou do Movimento de Natal, dirigido pelos então jovens padres Eugênio Sales, Nivaldo Monte, Alair Vilar, Manoel Tavares, Pedro Moura e Expedito Medeiros. Monsenhor Expedito foi pároco de São Paulo do Potengi durante 56 anos. Era chamado de "o profeta das águas", pela sua luta em defesa de investimentos que minorassem os efeitos das secas.

Nessa mesma época foi escrita e divulgada a Carta Pastoral dos Bispos do Rio Grande do Norte, lembrou a senadora potiguar. Sua redação foi coordenada pelo padre Eugênio Sales.

- Lá se lê esta constatação ainda tão dramaticamente atual: comprar voto, no sertão, começa a ser uma praga - registrou a senadora Rosalba Ciarlini.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: