Lúcia Vânia: estabilidade trazida pelo Plano Real permitiu ao Brasil sair da crise

Da Redação | 17/09/2009, 19h44

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) destacou a recuperação da economia brasileira pós crise financeira mundial, elogiando as ações da equipe econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Mas tributou parte dessa vitória ao Plano Real que, conforme afirmou em discurso nesta quinta-feira (17), forneceu as bases da estabilidade econômica que permitiram ao país sair da crise.

- Ao proclamarmos que o Brasil foi o último a ser atingido pela crise e o primeiro a sair, não podemos esquecer nossa história político-econômica recente com a implantação, há 15 anos do Plano Real - lembrou a senadora.

Para ela, o plano macro-econômico implantando pelos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso abriu caminho para a formulação e execução de políticas sociais e de desenvolvimento hoje adotadas pelo governo Lula.

- Ninguém, em sã consciência, pode negar que o Plano Real representou o mais corajoso, bem feito e bem sucedido lance de política econômica de nossa história, que uniu competência técnica e vontade política - reforçou a senadora.

A parlamentar listou os principais sinais que, em sua opinião, demonstram que o país saiu da crise econômica, como o crescimento do número de empregos formais, os elevados ganhos da bolsa de valores e o controle do índice de inflação que deverá ficar abaixo da meta de 4,5%. Ela assinalou que dados dessa natureza são perceptíveis nos mercados financeiros e também da economia real.

Por conta de tudo isso, Lúcia Vânia considera que o final da crise financeira trará uma nova era, para a qual todos devem estar atentos e comprometidos, em especial o Brasil, que, a seu ver, vai conquistar um papel preponderante neste novo cenário mundial.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: