Suassuna comemora 420 anos de João Pessoa

Da Redação | 04/08/2005, 00h00

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) homenageou nesta quinta-feira (4) a capital da Paraíba, João Pessoa, que comemora 420 anos no dia seguinte. Suassuna apontou que a cidade, apelidada "das Acácias", é a terceira mais antiga do Brasil e que, devido às peculiaridades de sua história, sua população é formada por povos de várias origens, como índios, portugueses, holandeses, franceses e negros.

- Nossa cidade não tem um semblante passivo, quase acomodado, das velhas matronas; mantém o vigor e a pujança típicos da juventude - elogiou o parlamentar.

O senador pela Paraíba enfatizou que João Pessoa foi indicada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sendo a segunda cidade "mais verde" do mundo, ficando atrás apenas de Paris. Ele destacou que a cidade tem diversas atrações turísticas, tanto que o número de visitantes tem crescido muito nos últimos anos.

Suassuna relembrou que a região onde hoje fica João Pessoa foi dominada pelo índios caetés, potiguares e tabajaras até a chegada dos portugueses, que criaram, em 1574, a Capitania Real da Parahyba e, em 5 de agosto de 1585, o Forte São Filipe, data considerada marco inicial da cidade.

O senador lembrou que o município mudou de nome algumas vezes. Ao redor do Forte surgiu a cidade de "Nossa Senhora das Neves", que passou a se chamar "Felipéia" durante a União Ibérica (período em que Portugal e Espanha tiveram o mesmo rei). Em 1634 a cidade tornou-se "Friederstadt", quando foi invadida pelos holandeses, sendo rebatizada como "Parahyba" após a saída deles. Por fim, em 1930 passou a chamar-se João Pessoa, em homenagem ao governador do estado assassinado naquele ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: