Patrícia Saboya comemora aniversário de Fortaleza
Da Redação | 15/04/2005, 00h00
Segundo Patrícia, o Ceará não recebia atenção enquanto era Capitania. Ela lembrou a ocupação das terras da região, iniciada por Martim Soares Moreno, o capitão português que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance Iracema, de José de Alencar. "Foi escolhido para a fundação da cidade o local onde, em 1603, ergueu-se o Forte de São Tiago, na Barra do Ceará", contou .
A senadora cearense assinalou ainda que, em 17 de março de 1823, Fortaleza foi elevada pelo imperador D. Pedro I à condição de cidade e, nas décadas seguintes, seguiu convivendo com problemas como a inexistência de um cais, dificuldades de desembarque, condições sanitárias precárias e surtos epidêmicos.
A senadora rememorou a participação dos cearenses nos episódios da Confederação do Equador, em 1824, e da campanha abolicionista, nas décadas de 1870 e 1880.
- A Confederação do Equador, iniciada em Pernambuco, teve grandes heróis cearenses. O Ceará também foi a primeira província a libertar seus escravos, em 25 de março de 1884 - recordou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: