Artur da Távola destaca caráter ético de Covas
Da Redação | 05/03/2002, 00h00
O senador Artur da Távola (PSDB-RJ), em discurso nesta terça-feira (5) na sessão especial de homenagem ao governador e ex-senador Mário Covas, morto há um ano, destacou o caráter ético, em todas as dimensões, do companheiro de partido. Essas dimensões, citadas na exposição do senador, são a ética individual, do comportamento público, da responsabilidade e dos objetivos.
De acordo com o senador, Mário Covas se destacava pela atitude moral na política. "Moral na política é o uso da dignidade humana em seus mais altos valores, tanto nos fundamentos quanto nas finalidades", definiu Artur da Távola, também elogiando a "compostura pessoal e a lealdade" de Covas.
A capacidade do governador de dizer não foi outro ponto destacado pelo senador. "Mais vale um não sincero do que um sim que não se pode cumprir", disse. "Mário Covas tinha a coragem do não como tinha a certeza do sim", completou.
Covas também, na opinião de Artur da Távola, notabilizou-se pela "ética do comportamento público": tinha espírito público ou "capacidade de olhar por cima de interesses", para a "predominância daquilo que é de todos sobre o que é de poucos".
A "ética da responsabilidade" de Covas, por sua vez, de acordo com o senador, o levou "a enfrentar greves de peito aberto, com coragem no coração e verdade na alma".Quanto à "ética dos objetivos", o senador lembrou, entre outros exemplos, o empenho de Covas para manter a unidade no PSDB.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: