Enquetes

Liberação de inibidores de apetite Liberação de inibidores de apetite

O DataSenado realizou enquete para avaliar a opinião de internautas sobre a liberação do uso de inibidores de apetite (PDS 52/2014). A Anvisa restringiu a comercialização desses produtos, em 2011. Segundo os resultados, 62% afirmaram ser favoráveis à liberação.

Desmilitarização da PM Desmilitarização da PM

Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre a desmilitarização da Polícia Militar. Ao todo, 54% dos votos foram contrários à mudança e 46%, a favor. O tema é apenas uma das mudanças contidas na PEC 51/2013, que reestrutura a segurança pública.

Greve em serviço público Greve em serviço público

Enquete sondou a opinião de internautas sobre o PLS 710/2011, que disciplina o direito de greve no serviço público. Mais da metade votou contra a proposta que prevê que, em caso de greve, serviços de segurança pública mantenham em atividade no mínimo 80% de seus servidores.

Vandalismo Vandalismo

Em enquete realizada pelo DataSenado, internautas opinaram sobre o PLS 451/2013, que propõe duplicar a pena em ocorrências de associação criminosa formada com o intuito de praticar atos de vandalismo em manifestações públicas. Maioria de 54% de internautas concorda com a proposta.

Redução da jornada de trabalho Redução da jornada de trabalho

Na última enquete promovida pelo DataSenado maioria de internautas declarou-se a favor da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O assunto é tratado no projeto de lei PLS 254/2005. 84% dos participantes foram a favor, enquanto 16% foram contrários à mudança.

Extinção da idade penal Extinção da idade penal

Enquete promovida pelo DataSenado indicou que uma maioria de internautas apoia o PLS 147/2013, que acaba com a chamada maioridade penal. Dos que participaram da enquete, 81% concordam com a possibilidade de crianças e adolescentes serem julgados como adultos.

Carteira de habilitação para jovens entre 16 e 18 anos Carteira de habilitação para jovens entre 16 e 18 anos

Maioria, 62%, dos internautas que participaram de enquete do DataSenado se posicionou contra a possibilidade de jovens com idade entre 16 e 18 anos tirarem carteira de habilitação. Outros 38% apoiam a medida, proposta pelo projeto de lei PLS 142/2013.

Limitador de velocidade Limitador de velocidade

O projeto de lei PLS 235/2003, que inclui o limitador de velocidade entre os equipamentos obrigatórios dos veículos, foi tema de enquete do DataSenado. Na ocasião, 67,2% dos internautas votaram contra a proposta, enquanto 32,8% mostraram-se favoráveis à alteração.

Tipificação do crime de feminicídio Tipificação do crime de feminicídio

O projeto de lei PLS 292/2013, que insere o assassinato de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no rol de crimes hediondos, recebeu o apoio de apenas 24% dos internautas que votaram em enquete do DataSenado. Outros 76% afirmaram ser contra a proposta.

Indenização por cancelamento de voo Indenização por cancelamento de voo

Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre a indenização por danos morais e materiais em razão de cancelamento de voo (PLS 313/2013). A proposta recebeu o apoio de 90,8% dos participantes.

Exame Nacional de Proficiência em Medicina Exame Nacional de Proficiência em Medicina

O DataSenado realizou enquete para saber a opinião de internautas sobre o projeto de lei que institui o Exame Nacional de Proficiência em Medicina como requisito para o exercício legal da Medicina no país (PLS 217/2004). Ampla maioria, 88,4%, é favorável ao projeto.

Humilhação pela internet deve se tornar crime? Humilhação pela internet deve se tornar crime?

O DataSenado realizou enquete para saber a opinião de internautas sobre o projeto de lei que prevê tornar crime o uso da internet para humilhar uma pessoa, prática conhecida como “bullying” virtual (PLS 21/2013). Entre os internautas que responderam, 85,4% apoiam a proposta.

Ampliação de licença-paternidade Ampliação de licença-paternidade

Enquete do DataSenado avaliou a opinião dos internautas sobre a regulamentação da licença-paternidade. 67,4% disseram que deveria ser estendida para 30 dias, 19,8% acreditam que a licença deveria ser de 15 dias de licença e 12,9% acham que não deve haver alteração no prazo.

Prazo maior para progressão de regime penal Prazo maior para progressão de regime penal

Maioria (50,2%) é contra o aumento do prazo necessário para se conceder o direito de progressão de regime a condenados que tenham cumprido parte da pena (PLS 236/2012). Esse foi o resultado da enquete realizada pelo DataSenado e pela Agência Senado.

Obrigatoriedade de creches para filhos de trabalhadores Obrigatoriedade de creches para filhos de trabalhadores

A última enquete promovida pelo DataSenado e Agência Senado avaliou a opinião dos internautas a respeito do Projeto de Lei do Senado 236/2011, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O texto proposto altera a redação dos §§ 1º e 2º do art. 389 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, estabelecendo a obrigatoriedade de manutenção, pelo empregador, de berçário ou creche no local de trabalho para os filhos de até cinco anos de idade de seus trabalhadores.

Reserva de vagas no Poder Legislativo para mulheres Reserva de vagas no Poder Legislativo para mulheres

Mais da metade dos internautas que participaram de enquete do DataSenado é favorável à proposta que prevê a convocação de plebiscito sobre a reserva de, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos cargos nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal para mulheres.

Redução do tempo de campanhas eleitorais Redução do tempo de campanhas eleitorais

Em enquete promovida pelo DataSenado e pela Agência Senado, 89% dos respondentes foram favoráveis a reduzir o tempo e diminuir o custo das campanhas eleitorais (PLS 441/2012).

Trabalho de estudantes de Medicina no SUS Trabalho de estudantes de Medicina no SUS

Enquete realizada pelo DataSenado e Agência Senado revelou que 85% dos internautas são contrários à proposta de ampliar de seis para oito anos a duração dos cursos de Medicina, sendo que os alunos teriam que prestar serviços no Sistema único de Saúde (SUS) nos dois anos extras.