Enquetes

Estacionamento gratuito nos shoppings, com valor mínimo de compra
Cadastro público de condenados por pedofilia
Cotas indígenas em concursos públicos
Criação do estado de Tapajós
Propaganda comercial de bebidas alcoólicas
Licitações de obras para a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016
Acesso à internet entre os direitos assegurados pela Constituição
Prazo de validade para as carteiras de identidade
Obrigação de tratamento a usuários de drogas
Cota de programas nacionais em TV por assinatura
Criminalização do trote vexatório
Demolição de casas em áreas de risco
14º Salário para professores
Custeio de vale-transporte
Abertura de ação penal para crimes não violentos
A decisão sobre a abertura de ação penal para crimes não violentos deve ser do Estado ou da vítima? (PLS 156/2009 - novo CPP)
Incentivos para empresas que contratam maiores de 50 anos
Aborto de fetos anencéfalos.
Reserva de vagas para idosos em concursos públicos
Direito dos transexuais alterarem seus documentos
Esterilização de cães e gatos
Doações eleitorais
Exame de Ordem - OAB
Proibição do fumo em locais fechados
Progressão de pena
Ortotanásia
Dispensa da exigência de reconhecer firma em cartório
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de internautas sobre o projeto de lei PLS 214/2014, que dispensa reconhecimento de firma em cartório para documentos apresentados por cidadãos a órgãos públicos. A maioria, 80%, apoia a proposta e 20% não concordam com a mudança.
Regulamentação da Medicina (Ato Médico)
Criminalização da homofobia
Você é a favor do PLC 122/06, que torna crime o preconceito contra homossexuais?
Pré-Sal
Ensino religioso
Jogos de azar pela internet
Venezuela no Mercosul
Maioridade penal
Sistemas de cotas
CLT para empregados domésticos
Internautas apoiam medidas para conferir maior transparência e controle na regulação dos fundos de pensão
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre o PLS 10/2015, que propõe medidas adicionais de transparência na PREVIC, órgão responsável pela fiscalização dos fundos de pensão. Quase 60% apoiam que o Senado aprove previamente os indicados para o cargo de diretor.
Para internautas, nomeação de aprovados dentro do número de vagas de concurso deve ser obrigatória
Em enquete do DataSenado sobre a PEC 29/2016, 86% apoiaram a obrigatoriedade da nomeação de todos os aprovados dentro do número de vagas do concurso. Em relação a concursos exclusivamente para formação de cadastro de reserva, 72% se mostraram contrários a essa prática.
Maioria dos internautas é favorável ao trabalho obrigatório para o preso
Metade dos internautas opinaram que presídios lotados não devem receber novos detentos, enquanto 46% opinaram que, mesmo nessa situação, o recebimento (de novos detentos) deve ser contínuo.
Internautas avaliam que CPI contribuirá para o debate sobre proposta de reforma da Previdência
Enquete do DataSenado avalia opinião de internautas sobre proposta de instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para analisar a contabilidade da Previdência. Resultados apontam que 93% dos participantes são a favor da criação da CPI da Previdência.
Maioria dos internautas é favorável ao projeto de lei que transforma em crime o assédio sexual em transportes públicos
Em enquete do DataSenado, maioria concordou com o PLS 740/2015, que tipifica o crime de constrangimento ofensivo ao pudor em transportes públicos. Os respondentes acreditam que tratar esse comportamento como crime vai reduzir casos de assédio e abuso sexual nesses locais.
Maioria concorda com aumento de pena para quem publicar fotos e vídeos de cadáver na internet
Internautas que participaram da última enquete do DataSenado manifestaram apoio ao projeto de lei PLS 436/2015, que altera o Código Penal para punir com maior rigor aqueles que praticarem o crime de vilipêndio (desrespeito) a cadáver na internet. Mais de 70% concordam que quem expuser fotos ou vídeos de cadáver na internet, redes sociais ou similares deve ser punido com uma pena maior.
Internautas avaliam que entidades e órgãos públicos passaram a divulgar mais informações após a LAI
Em comemoração aos cinco anos da LAI, o Instituto DataSenado realizou enquete para conhecer a opinião de cidadãos sobre a lei. A maioria dos participantes já ouviu falar da LAI e, mais da metade, acredita que nos últimos cinco anos as entidades e órgãos públicos passaram a divulgar mais informações.
Mais de 90% de internautas apoiam o compartilhamento da licença-maternidade
O DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre o PLS 151/2017, que possibilita o compartilhamento da licença-maternidade. A maioria dos respondente apoia a proposta e também é a favor do aumento da licença-maternidade para 180 dias para todas as trabalhadoras gestantes.
Seis em cada dez internautas acham que bancos não deveriam funcionar aos sábados
A maioria dos participantes da última enquete realizada pelo DataSenado se mostrou contrária ao projeto de lei que permite o funcionamento dos bancos aos sábados (PLS 203/2017). Para cerca de 60% dos respondentes, os bancos não devem abrir nesse dia da semana. A enquete recebeu 6.352 respostas entre os dias 3 de julho a 31 de julho.
Internautas são contra pagamento de anuidade em universidades públicas
O DataSenado realizou enquete sobre o PLS 782/2015, que institui o pagamento de anuidade em universidades públicas por estudantes com alta renda familiar. A maioria votou contra a proposta e 51% acreditam que o número de estudantes de baixa renda em universidades vai permanecer igual.
Moradores de zonas rurais devem ser autorizados a adquirir armas de fogo, avaliam internautas
Em enquete do DataSenado, mais de 90% dos participantes apoiaram o PLS 224/2017, que possibilita aos moradores de zonas rurais que adquiram armas de fogo de uso permitido. Para 86%, a medida trará maior segurança a essas áreas.
Projetos que exigem que casos confirmados de câncer sejam notificados ao poder público têm o apoio de internautas
Em enquete do DataSenado, internautas apoiaram os projetos PL 8470/2017 e PL 8478/2017, que tornam obrigatória a notificação ao poder público dos casos confirmados de câncer. Para 83%, o monitoramento da política pública contra o câncer irá melhorar e 55% acham que o tempo de espera para iniciar o tratamento contra essa doença irá diminuir.
Sete em cada dez concordam com a reserva de vagas de trabalho para pessoas com 55 anos ou mais
Em enquete, 72% dos internautas apoiaram o PLS 236/2017, que determina a reserva de um percentual mínimo de vagas nas empresas para empregados com 55 anos ou mais. Para a maioria, o reingresso no mercado de trabalho e a regularização de empregados com idade avançada irão aumentar.
Para internautas, exploração de jogos de azar deve ser autorizada no Brasil
Maioria dos respondentes de enquete realizada pelo DataSenado manifestou apoio ao PLS 186/2014, que dispõe sobre a exploração de jogos de azar no país. Mais de 60% acreditam que a regularização desses jogos traz somente vantagens para o Brasil, enquanto outros 12% acham que traz somente desvantagens.
Mais de 90% dos internautas concordam com a gratuidade de inscrição em concursos públicos para doadores de sangue
Na última enquete promovida pelo DataSenado, mais de 90% dos participantes votaram a favor do PLS 503/2017, que determina a gratuidade de inscrição em concursos públicos para cargos federais a candidatos que sejam doadores de sangue. Nove em cada dez acham que os estoques de sangue vão aumentar com a aprovação do projeto.
Internautas apoiam projeto de lei que prevê desconto no DPVAT para condutores que não tenham se envolvido em acidentes e nem cometido infrações graves
Em enquete do DataSenado, maioria apoia o PLS 464/2016, que determina a redução do valor do seguro obrigatório para motoristas que não se envolverem em acidentes e nem cometerem infrações graves ou gravíssimas.
Projeto de lei que transforma em crime a divulgação de notícias falsas (fake news) tem o apoio de internautas
Em enquete do DataSenado, mais de 70% dos internautas se manifestaram a favor do projeto de lei que propõe tipificar como crime a divulgação de notícias falsas, também conhecidas como fake news.
Enquete mostra amplo apoio a aumento do percentual de cacau em chocolates e derivados
Quase 80% dos participantes da última enquete promovida pelo DataSenado defenderam aumento no percentual mínimo de cacau nos chocolates comercializados no Brasil, conforme previsto no PLS 93/2015.
Participantes de enquete manifestam rejeição à cobrança por marcação antecipada de assentos
Em reação à prática recém-adotada por algumas empresas aéreas, o PLS 186/2018 estabelece o direito do consumidor à marcação antecipada e gratuita de assento em voo no território brasileiro. Alinhados à proposição, 95% dos internautas consideram abusiva a aplicação de taxas para marcação antecipada de assentos.
Maioria de internautas defende que praticante de esporte eletrônico seja considerado atleta
A maioria dos respondentes acredita também que a prática de esportes eletrônicos ajuda na melhoria de aspectos pessoais dos jogadores, como reflexos, capacidade intelectual e coordenação motora.
Proposta que amplia ações de combate ao fumo tem apoio de participantes de enquete
Sete em cada dez internautas que participaram defenderam a proibição de que empresas de cigarros ou similares façam propagandas e ações comerciais, como patrocínio de eventos.
Maioria de participantes de enquete apoia proposta para facilitar doação de órgãos
Oito em cada dez internautas que participaram da enquete de agosto realizada pelo DataSenado acreditam que a família não pode interferir na doação de órgãos de um falecido que tenha manifestado em vida a vontade de ser doador.
Proposta que obriga ressarcimento a dano causado por pichação tem apoio de internautas
Em enquete realizada pelo DataSenado, a maioria dos participantes concordam com o PLS 188/2018, que determina ressarcimento integral do dano causado por pichação
Maioria de internautas defende fim do horário de verão
Resultados de enquete do DataSenado mostram que mais da metade dos respondentes apoiam o PLS 438/21017, que proíbe o horário de verão. Outros 44% acham que o projeto não deveria ser aprovado.
Restrição a produtos feitos de plástico tem amplo apoio de internautas
Enquete realizada pelo DataSenado sobre o PLS 263/2018 apontou que a maioria dos respondentes apoiam a proibição de produtos feitos com plásticos. Foram questionados sobre diversos tipos de produtos feitos de plástico, como canudos, sacolas, canudos descartáveis e cosméticos.
Criação de exame nacional para médicos é bem aceita por maioria de internautas
Em enquete realizada pelo DataSenado, resultados mostram que 84% dos participantes apoiam a instituição de um exame para avaliar a capacitação dos novos médicos formados no Brasil.
Para 91% dos internautas, consumidor fica mais protegido se puder conferir o peso de produtos nos mercados
Resultados de enquete realizada pelo DataSenado mostram que a maioria dos participantes acham que consumidores ficam mais protegidos se puderem conferir o peso dos produtos nos mercados antes de comprá-los.
Para 97% dos internautas, a poluição ambiental que resulte em morte deve passar a ser considerada crime mais grave com cumprimento de pena mais rigoroso
Resultados de enquete realizada pelo DataSenado, mostram apoio ao projeto de lei que inclui, no rol de crimes hediondos, a poluição ambiental que cause morte.
Proposta que criminaliza poluição sonora tem apoio de 86% dos internautas
Em enquete realizada pelo DataSenado, maioria dos respondentes concordou com a proposta que torna crime perturbar a qualidade do meio ambiente por meio da produção de sons que estejam fora dos limites legais.
Para 96% dos participantes de enquete, condenados por crimes hediondos cometidos com violência devem cumprir toda a pena em regime fechado
Em enquete realizada em maio, 96% dos internautas defenderam que condenados por crimes hediondos cometidos com violência cumpram toda a pena em regime fechado. O fim dos regimes semiaberto e aberto para esses casos é objeto da Proposta de Emenda à Constituição 47/2019, de autoria do senador Lasier Martins.
Proposta que dá direito a meia-entrada a doadores de sangue tem apoio de 78% dos internautas
Resultados de enquete realizada pelo DataSenado mostram que a maioria dos respondentes concordam com a proposta de lei que concede o benefício de meia-entrada a doadores regulares de sangue.
77% dos internautas apoiam bolsa de estudo para aluno de graduação com contrapartida de prestação de serviço ao poder público
Resultados de enquete do DataSenado mostram que a exigência de contrapartidas para os beneficiários de bolsas de estudo tem apoio da maioria dos respondentes. Com a aprovação do Projeto de Lei n° 1278/2019, 82% acreditam que a qualificação dos estudantes vai melhorar.
Em enquete sobre prisão especial para quem tem faculdade, 55% são contra esse direito
De acordo os resultados de enquete sobre a prisão especial para quem concluiu o segundo grau, mais da metade dos respondentes não apoia esse tratamento diferenciado.
Aproximadamente nove em cada dez internautas acham que a cobrança de impostos sobre produtos da cesta básica deve ser proibida
Em enquete realizada pelo DataSenado, maioria dos participantes concordaram com a proibição de impostos sobre os produtos que compõem a cesta básica.
Maioria dos internautas defende o fim da saída temporária para presos
Em enquete realizada pelo DataSenado, maioria concorda com a proposta de lei que extingue a saída temporária para presos.
Cobrança de imposto de renda sobre lucros e dividendos tem apoio de internautas
Em enquete realizada pelo DataSenado, mais da metade dos participantes apoia a cobrança de imposto de renda sobre lucros e dividendos distribuídos por pessoas jurídicas.
Internautas apoiam aumento do número de assentos reservados para idosos
O Instituto DataSenado realizou enquete para levantar a opinião de internautas sobre o Projeto de Lei 6.396/2019, que amplia o percentual de assentos reservados para idosos em transporte coletivo. A maioria dos participantes concorda com a alteração proposta.
Maioria de internautas apoia obrigatoriedade de publicação dos trabalhos de conclusão de curso superior
Resultados de enquete realizada pelo DataSenado mostram que maioria de respondentes apoiam a publicação compulsória dos trabalhos de conclusão de cursos superiores. Para 61%, o empenho dos alunos na produção acadêmica vai melhorar, com a aprovação da medida.
Seis em cada dez internautas apoiam restrição de circulação a todas as pessoas
O Instituto DataSenado realizou enquete sobre o novo coronavírus (Covid-19), abordando temas como a restrição de circulação de pessoas, o sistema de saúde brasileiro e quais medidas de prevenção o público está adotando.
Internautas apoiam medidas propostas pelo Senado para enfrentamento da crise econômica causada pela epidemia do coronavírus
Resultados de enquete realizada pelo DataSenado em abril indicam preocupação de brasileiros em honrar pagamentos de dívidas.
Uso obrigatório de máscaras faciais tem apoio de maioria de participantes de enquete
Resultados de enquete online realizada pelo DataSenado indicam apoio ao uso obrigatório de máscaras faciais. A maioria dos participantes acredita que a utilização delas traz muita segurança.
Revalidação emergencial de diplomas médicos obtidos no exterior tem apoio de maioria dos internautas
A medida, prevista no PL 2.482/2020, de autoria da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) tem o apoio de 82% dos participantes de enquete realizada online. O objetivo é aumentar o número de médicos que podem atuar no combate ao coronavírus.
Gratuidade de internet para ensino a distância de alunos de escolas públicas tem apoio de internautas
Resultados de enquete realizada pelo DataSenado mostram que maioria dos participantes é a favor do PL 2.775/2020, que prevê gratuidade de acesso à internet para alunos da rede pública de ensino enquanto estiver em vigor o ensino a distância, implantado em razão do isolamento social.
Internautas apoiam pensão vitalícia para cônjuge ou companheiro de segurado falecido em decorrência do Covid-19 no exercício de seu trabalho
Maioria dos participantes de enquete do DataSenado apoiaram proposta que concede pensão vitalícia a cônjuge ou companheiro de profissionais de saúde e de auxílio hospitalar essenciais ao combate da pandemia que tenham falecido em decorrência do Covid-19 no exercício de seu trabalho.
Maioria concorda com a proposta que obriga planos de saúde a cobrirem vacinas contra doenças como coronavírus, gripe e sarampo
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 3987/2020, que torna obrigatória a cobertura, pelos planos de saúde, da vacinação contra doenças como coronavírus, gripe e sarampo.
Maioria dos respondentes apoia proposta que estende período de recebimento do seguro-desemprego
Enquete online realizada pelo Instituto DataSenado avaliou opinião de internautas sobre o PL 4376/2020, que prorroga por dois meses o pagamento de seguro-desemprego.
Maioria apoia proposta que impede cobrança de quaisquer tributos sobre livros, jornais e periódicos
Tema de enquete online realizada pelo Instituto DataSenado em outubro, a PEC nº 31/2020 zera a carga tributária sobre livros, jornais e periódicos, tanto impressos quanto em formato eletrônico.
Maioria concorda com a criação do 14o salário emergencial para segurados e dependentes do RGPS em razão da pandemia
Resultados de enquete online realizada pelo DataSenado mostram que maioria dos respondentes apoia o PL 3.657/2020, que institui 14o salário emergencial para segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social.
Maioria acha que motorista embriagado que for responsável por acidente de trânsito deve ressarcir SUS por despesas com vítimas
Enquete realizada pelo DataSenado avaliou a opinião de internautas sobre o PLS 32/2016, que obriga o motorista que for responsável por acidente de trânsito com vítimas enquanto estiver sob efeito de álcool ou drogas a pagar pelas despesas que o SUS tiver com o tratamento das vítimas.
Maioria apoia saque do FGTS para reforma e adaptação de imóvel para pessoa com deficiência
DataSenado realiza enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 5.266/2020, que que permite o saque do FGTS para custeio de reforma ou adaptação de imóvel para pessoa com deficiência.
Maioria apoia criação do Programa Social de Acesso às Telecomunicações
Enquete do DataSenado avaliou a opinião de internautas sobre o Projeto de Lei 5.513, de 2020, que busca ampliar o acesso de usuários de baixa renda a serviços de internet e telefonia por meio de descontos no preço desses serviços.
Todos os respondentes concordam que fraudar a aplicação de vacinas e medicamentos deve ser crime
O DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre projeto de lei que criminaliza fraudes na aplicação de vacinas e medicamentos.
Participantes apoiam aumento de pena para furto e roubo de imunizante contra coronavírus
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 1.004/2021, que aumenta as penas para crimes de furto e roubo relacionados a doses de vacina contra a Covid-19.
Participantes rejeitam projeto que proíbe processos de privatização durante a pandemia
Enquete online realizada em maio abordou proposta de lei que impede processos de desestatização e desinvestimento público enquanto durar o combate à pandemia.
Respondentes discordam da criação de passaporte sanitário
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 1.674/2021, que cria o Passaporte de Imunização e Segurança Sanitária (PSS)
Proposta que só permite flexibilizar uso de máscara quando 70% da população estiver vacinada divide participantes
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 2.150/21. A matéria legislativa estabelece condição para que a obrigatoriedade do uso de máscara facial seja flexibilizada.
Maioria apoia medidas de segurança e proteção ao trabalhador durante pandemia
Enquete online realizada em agosto avaliou a opinião de internautas sobre o PL 2.477∕21, que estabelece medidas de proteção ao trabalhador no ambiente de trabalho durante a pandemia de Covid-19.
Maioria apoia fim da exigência de idade mínima para recebimento de bolsa-atleta
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 2.685/2021, que remove a idade mínima de 14 anos para se receber a Bolsa-Atleta.
Maioria apoia proposta que proíbe diferenciação de preços com base em perfil de usuários em redes sociais
O Instituto DataSenado realizou enquete para ouvir a opinião dos internautas sobre o PL 97/2020, que altera o Código de Defesa do Consumidor para obrigar fornecedores a informar o preço de produtos e serviços ofertados em redes sociais e proibir a diferenciação de preços em razão de perfis ou dados individuais de consumidores coletados nessas redes.
Maioria apoia criação de cadastro nacional com dados dos condenados por crimes contra mulheres
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 1.012/2020, que cria o cadastro nacional com dados de condenados por crimes contra mulheres.
Maioria apoia criação da Lei de Responsabilidade Social para erradicar a miséria e reduzir a pobreza
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 5343/2020, que cria a Lei de Responsabilidade Social para erradicar a miséria e reduzir a pobreza no Brasil, preservando a sustentabilidade fiscal.
Maioria apoia criação de Política de preços para gasolina, diesel e gás GLP comercializados no Brasil
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 1472/2021, que cria Política de estabilização de preços de combustíveis e derivados de Petróleo.
Maioria apoia que se perca o direito à propriedade em caso de condenação por exploração de trabalho escravo
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 5970/2019, que busca retirar o direito à propriedade daqueles que explorem o trabalho análogo a escravo no Brasil.
Maioria apoia a legalização dos jogos de azar no Brasil
O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou em março enquete a respeito do Projeto de lei nº 442, de 1991 – que revoga os dispositivos legais referentes à prática do "jogo do bicho" –; e do Projeto de lei n° 2.648, de 2019 – que dispõe sobre a exploração de cassinos em resorts.
Participantes preferem o regime de trabalho híbrido
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 10/2022, que modifica a CLT para permitir a alteração de contratos de trabalho formalizando as modalidades de regime exclusivo de teletrabalho ou regime híbrido, desde que haja acordo entre as partes.
registrado em: ,