A gente também fala Tupi — Rádio Senado
Senado e Você

A gente também fala Tupi

A edição de novembro do podcast Senado e Você entrevista Valter Rosa, autor da série “A gente também fala Tupi”, veiculada pela Rádio Senado ao longo deste ano. Assessor-técnico da Secretaria de Comunicação Social, Valter pesquisou raízes, palavras e expressões do idioma Tupi que ainda hoje fazem parte do nosso cotidiano. O resultado do trabalho confirma a importância desse idioma na formação da identidade nacional.

Açaí, caju, mandioca, Tocantins, Piauí. Esses são pequenos exemplos de um universo enorme de palavras e expressões da língua Tupi que sobreviveram aos séculos e à quase dizimação dos povos originários, e que continuam a integrar o vocabulário diário da população de norte a sul do país. Na série “A gente também fala Tupi”, o assessor-técnico Valter Rosa faz um resgate etimológico e cultural do antigo idioma, e celebra a influência indígena como elemento fundamental na formação da sociedade brasileira.

A série é composta de 70 spots, com duração de 30 segundos cada, agrupados em sete conjuntos diferentes. Como fontes de pesquisa, o autor utilizou, entre outras obras, o Dicionário de Tupi Antigo, de Eduardo De Almeida Navarro; o Dicionário Morfológico de Tupi-guarani, de Moacir Costa Ferreira; e o Glossário Etimológico Tupi-guarani, de Léon Francisco Clérot.

“A minha intenção foi demonstrar o caráter do Senado como Casa da Federação, então busquei nessa pesquisa o máximo de representação nos diferentes estados, já que encontramos palavras de origem Tupi em todas as regiões do país. É muito importante que os brasileiros saibam que ainda hoje trazem consigo essas marcas de uma cultura tão rica e importante para nossa identidade nacional”, afirma Valter Rosa.

Todos os episódios da série “A gente também fala Tupi” estão disponíveis no site da Rádio Senado (senado.leg.br/radio).

28/11/2024, 16h59 - ATUALIZADO EM 28/11/2024, 17h32
Duração de áudio: 15:11
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00