Invisíveis da Silva - o drama das pessoas sem documento no Brasil — Rádio Senado
Reportagem Especial

Invisíveis da Silva - o drama das pessoas sem documento no Brasil

Reportagem especial fala sobre pessoas sem documento no Brasil e como o documento é um instrumento de cidadania.

 

“Invisíveis da Silva” fala sobre os caminhos para o fim do sub-registro civil no país e conta histórias de jovens negros e pessoas trans.

 

A pandemia de coronavírus no Brasil revelou, além da necessidade de investimentos no Sistema único de Saúde, um verdadeiro exército de invisíveis no país. Pessoas “invisíveis” são aquelas sem documentação e, com a criação do auxílio emergencial, esse contingente de milhões de pessoas ficou evidente.

Mas os documentos não são apenas importantes para a aquisição de benefícios sociais. Eles podem ser um instrumento de cidadania e até mesmo de garantia de vida.

Na Reportagem Especial “Invisíveis da Silva”, dos jornalistas Maurício de Santi e Rodrigo Resende, você ficará sabendo sobre um projeto do Ministério Público da Bahia que busca combater o sub-registro, assim como um projeto semelhante no Rio de Janeiro, feito em um ônibus, que virou até tese de doutorado.

A reportagem traz ainda histórias de pessoas trans que enfrentaram desafios para alterar o documento para adoção do nome social e também histórias de jovens negros que, ao sair de casa para ir até mesmo na esquina, na padaria, precisam carregar o documento para não correr riscos desnecessários.

16/04/2021, 16h32 - ATUALIZADO EM 16/04/2021, 19h44
Duração de áudio: 31:45
Ao vivo
00:0000:00