3 de Maio: Dia do Parlamento
Em 3 de maio é comemorado o Dia do Parlamento. A data entrou no calendário nacional por meio de uma lei assinada pelo então presidente do Congresso Nacional Magalhães Pinto. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ressalta que a instituição tem a missão de negociar consensos da sociedade e representar os cidadãos. O Dia do Parlamento marca os 201 anos da primeira Primeira Assembléia Constituinte e da criação do Poder Legislativo.

Transcrição
3 DE MAIO É O DIA NACIONAL DO PARLAMENTO
A DATA CELEBRA A PRIMEIRA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE E MARCA O INÍCIO DA VIDA REPUBLICANA NO PAÍS. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
Em 3 de maio é comemorado o Dia do Parlamento. A data entrou no calendário nacional por meio de uma lei assinada pelo então presidente do Congresso Nacional, Magalhães Pinto. O objetivo é comemorar anualmente a instalação da Primeira Assembléia Constituinte do país e a criação do Poder Legislativo. No início, em 1823, a representação era limitada à elite política e intelectual, composta apenas de magistrados, membros do clero, fazendeiros, senhores de engenho, altos funcionários e militares. Hoje, o parlamento é composto por 81 senadores e 513 deputados federais, responsáveis por produzir leis que irão orientar a vida em sociedade. Além disso, compete aos congressistas fiscalizar, representar o povo brasileiro e promover os debates de interesse nacional. Para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o parlamento é um lugar de negociacão em favor do bem-comum.
Rodrigo Pacheco: "O Parlamento deve dedicar atenção concentrada; deve ter no desenvolvimento um tema de consenso, acima de qualquer disputa eleitoral ou partidária; deve superar as diferenças em favor das necessidades urgentes da população; e deve fazê-lo por princípio, priorizando em suas deliberações um modelo de crescimento inclusivo e pró-social."
Em 2024, o Parlamento brasileiro faz aniversário de 201 anos. Sob a supervisão de Bruno Lourenço, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.