Autores e Livros traz poemas de Francisca Júlia, figura importante parnasianismo no Brasil
O Autores e Livros dessa semana traz em destaque, no quadro “Encantos de Versos", poemas de Francisca Júlia. Nascida em 1871, ela escreveu para jornais como o Correio Paulistano, além de outros periódicos.
Seu primeiro livro — Mármores, publicado em 1895, é o quarto número da coleção Escritoras do Brasil, coordenada pela Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal. Aqui, o leitor encontra quarenta e três poemas, dispostos em quatro partes: um primeiro conjunto de dezoito sonetos, outras duas com poemas traduzidos de Goethe e Heine e uma terceira parte, intitulada Balada, com dezoito peças – sonetos e poemas de formas variadas.
Na entrevista, uma conversa com Isa Oliveira, autora do livro de contos O Chapéu de Alberto, sobre processo editorial, a construção da carreira como escritora e as inspirações para este livro. O Chapéu de Alberto reúne histórias emprestadas da realidade com formatos, cores e roupagens ditados pelo ritmo da fantasia e da sensibilidade.
O programa traz em destaque também, entre as dicas de leitura, “Histórias para Despertar”, da filósofa Isabella Galvão, que cria contos infantis baseados em conceitos construtivos da filosofia e busca redefinir essas narrativas clássicas, oferecendo uma abordagem mais progressista e inclusiva.

Autores no programa: Isa Oliveira, José Américo de Almeida, Juliana Russano, Isabella Galvão, Laura Schwengber e Francisca Júlia.
Transcrição
1ª parte - PG0312 - AUTORES E LIVROS - P01 - 23 e 24/03/2024
OLÁ PESSOAL, SOU ANDERSON MENDANHA E BEM-VINDOS A MAIS UM AUTORES E LIVROS. HOJE TEMOS CONTOS, DICAS DE LEITURA, LANÇAMENTOS E A POESIA DE FRANCISCA JÚLIA. VAMOS JUNTOS!
BG
NA ENTREVISTA DESTA SEMANA, ANA BEATRIZ SANTOS CONVERSA COM ISA OLIVEIRA, AUTORA DO LIVRO DE CONTOS O CHAPÉU DE ALBERTO. NATURAL DE MONTE ALTO, INTERIOR DE SÃO PAULO, FORMADA EM LETRAS PELA USP, ISA FALA SOBRE PROCESSO EDITORIAL, A CONSTRUÇÃO DA CARREIRA COMO ESCRITORA E AS INSPIRAÇÕES PARA O SEU PRIMEIRO LIVRO DE CONTOS.
“O CHAPÉU DE ALBERTO” REÚNE HISTÓRIAS EMPRESTADAS DA REALIDADE COM FORMATOS, CORES E ROUPAGENS DITADOS PELO RITMO DA FANTASIA E DA SENSIBILIDADE. SOB O OLHAR ATENTO E POÉTICO DE ISA OLIVEIRA É POSSÍVEL VER A SIMPLICIDADE E INOCÊNCIA DA INFÂNCIA, OS COSTUMES E TRADIÇÕES DAS CIDADES INTERIORANAS, AS DISPARIDADES E DESIGUALDADES SOCIAIS NA VIDA DAS PESSOAS COMUNS E OS SOFRIMENTOS IMPOSTOS PELA CONTEMPORANEIDADE, COMO A VIOLÊNCIA E OS TRANSTORNOS MENTAIS.
VAMOS ACOMPANHAR ENTÃO ESSA CONVERSA.
ESSA FOI A CONVERSA DA NOSSA PRODUTORA, ANA BEATRIZ SANTOS, COM A ESCRITORA ISA OLIVEIRA SOBRE SEU PRIMEIRO LIVRO DE CONTOS, O CHAPÉU DE ALBERTO.
COM 268 PÁGINAS, O LIVRO ESTÁ DISPONÍVEL NA VERSÃO ELETRÔNICA NA AMAZON E NA VERSÃO IMPRESSA NA PLATAFORMA UICLAP.
BG
A GENTE AGORA PARA O INTERVALO E VOLTAMOS DAQUI A POUCO COM MAIS LITERATURA.
2ª parte - PG0312 - AUTORES E LIVROS - P02 - 23 e 24/03/2024
AUTORES E LIVROS DE VOLTA. SOU ANDERSON MENDANHA E OBRIGADO PELA SUA COMPANHIA.
BG
EU ABRO ESSE BLOCO DESTACANDO O LANÇAMENTO, PELA LIVRARIA DO SENADO, DA QUINTA EDIÇÃO DO CLÁSSICO “A PARAÍBA E SEUS PROBLEMAS”, DE JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA.
O LANÇAMENTO ACONTECEU NO ÚLTIMO DIA 15, NA PARAÍBA, E CONTOU COM A PRESENÇA DO PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE DO SENADO, VENEZIANO VITAL DO RÊGO. A GENTE SABE MAIS SOBRE ESSE LANÇAMENTO NA REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES.
Como parte da celebração dos 100 Anos do lançamento de “A Paraíba e seus Problemas”, de José Américo de Almeida, a Livraria do Senado lançou a quinta edição da obra, em parceria com a Fundação Cultural José Américo, a Academia Paraibana de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Com prefácio do ex-presidente da República e ex-senador José Sarney e do 1º vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, do MDB paraibano, o primeiro volume apresenta a versão contemporânea da obra. Já o segundo, “Fortuna Crítica”, traz artigos de pesquisadores do legado de José Américo na Sociologia e nas Letras. Na abertura do evento de lançamento, Veneziano disse que os relatos ainda são atuais.
Sonora: Veneziano Vital do Rêgo - (Veneziano Vital do Rêgo): “A Paraíba de outrora, evidentemente, passado um século, não se parece com a Paraíba deste século 21, mas é hoje ainda um estado que tem 54% da sua população em nível de pobreza, que conta com inúmeros municípios sem absolutamente qualquer atendimento de saneamento básico. É atual aquilo que foi dito por José Américo e torna-se, portanto, atualíssima esta leitura.”
O livro está disponível no site da Livraria do Senado com entrega grátis em todo o Brasil.
BG
CONTINUANDO COM OS LANÇAMENTOS, EU FALO AGORA DA SÉRIE DE LIVROS COMO ASSIM? E NEM PENSE NISSO!
AS DUAS SÉRIES SÃO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ESCRITAS PELA PSICÓLOGA E ESPECIALISTA EM ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, JULIANA RUSSANO, QUE BUSCA AJUDAR OS JOVENS A DESENVOLVEREM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DE FORMA LÚDICA.
EM CADA UM DOS LIVROS, O LEITOR SE DEPARA COM SITUAÇÕES COMUNS QUE A AUTORA PRESENCIA NO CONSULTÓRIO E APRESENTA SOLUÇÕES PARA CADA UMA DELAS, COMO UMA PROVA DE MATEMÁTICA OU A EXCLUSÃO NA ESCOLA. POR MEIO DAS NARRATIVAS, AS HQS PERCORREM TEMAS COMO A ANSIEDADE, DEPRESSÃO, COMPREENSÃO DE IDENTIDADE, PENSAMENTOS DISFUNCIONAIS E AUTOESTIMA.
TODOS OS LIVROS DA SÉRIE ESTÃO DISPONÍVEIS NA AMAZON E DEMAIS PORTAIS DE LIVROS.
BG
OS CONTOS DE FADAS, EMBORA ENCANTADORES, PODEM CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO PREJUDICIAIS, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À AUTOIMAGEM DAS MULHERES DESDE A INFÂNCIA.
ESSAS HISTÓRIAS MUITAS VEZES APRESENTAM NARRATIVAS TRADICIONAIS EM QUE AS MULHERES SÃO RETRATADAS COMO FRÁGEIS, DEPENDENTES DE RESGATE POR PRÍNCIPES ENCANTADOS, E CUJO VALOR É FREQUENTEMENTE ASSOCIADO À SUA BELEZA EXTERIOR.
MAS NÃO PRECISA SER ASSIM. EM “HISTÓRIAS PARA DESPERTAR”, A FILÓSOFA ISABELLA GALVÃO CRIA CONTOS INFANTIS BASEADOS EM CONCEITOS CONSTRUTIVOS DA FILOSOFIA E BUSCA REDEFINIR ESSAS NARRATIVAS CLÁSSICAS, OFERECENDO UMA ABORDAGEM MAIS PROGRESSISTA E INCLUSIVA.
ISABELLA GALVÃO CONVERSA COM O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL POR MEIO DE FÁBULAS QUE ENSINAM COMO VIVER DE FORMA PLENA E CONSCIENTE. FOI DA CURIOSIDADE NA INFÂNCIA NASCEU O CONTEÚDO DE HISTÓRIAS PARA DESPERTAR, JUNTO A INTENÇÃO DE AJUDAR A MANIFESTAR O ESPÍRITO FILOSÓFICO DE FORMA LÚDICA, CRIATIVA E DIVERTIDA.
BG
AGORA UMA DICA PARA QUEM É MÃE.
EM CUIDE SE PRA CUIDAR, LAURA SCHWENGBER CONVIDA AS MÃES A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO PARA A SAÚDE MENTAL, UMA VEZ QUE A MATERNIDADE CONTEMPORÂNEA É MARCADA POR MÚLTIPLAS JORNADAS E ALTOS NÍVEIS DE EXIGÊNCIA.
O LIVRO REÚNE, ALÉM DA EXPERIÊNCIA DA AUTORA, QUE É MÃE DE QUATRO FILHOS, DICAS PRÁTICAS PARA ATIVAR A “FARMÁCIA INTERNA” QUE CADA UM POSSUI. ESSE PROCESSO DE CURA ACONTECE COM A LIBERAÇÃO DE HORMÔNIOS PRODUZIDOS NATURALMENTE PARA REGULAR OS SENTIMENTOS.
ELA TAMBÉM QUESTIONA PAPÉIS DE GÊNERO E ENCORAJA O PÚBLICO FEMININO A NADAR CONTRA A MARÉ DE PRESSÕES, COM O OBJETIVO DE ESTABELECER DIÁLOGOS HONESTOS E RESPEITOSOS SOBRE OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO DIA A DIA PARA REDUZIR O SOFRIMENTO.
A OBRA TRAZ UMA IMPORTANTE MENSAGEM: A MATERNIDADE NÃO É UMA CORRIDA PARA VER QUEM ALCANÇA MAIS RÁPIDO A LINHA DE CHEGADA.
VOCÊ ENCONTRA ESSES TRÊS LIVROS NA AMAZON E DEMAIS PORTAIS DE LIVROS.
BG
NO ENCANTOS DE VERSOS DE HOJE, MARLUCI RIBEIRO NOS TRAZ A POESIA DE FRANCISCA JÚLIA.
OLÁ!. NO MÊS DEDICADO ÀS MULHERES, HOJE O ENCANTOS DE VERSOS HOMENAGEIA A POETISA FRANCISCA JÚLIA, QUE VIVEU DE 1871 A 1920. OP: https://www.youtube.com/watch?v=lFxQztPf5_I&t=11s&ab_channel=AchilesHolandaSilva
LOC: REPRESENTANTE DO PARNASIANISMO BRASILEIRO, FRANCISCA JÚLIA ESTREOU NA LITERATURA EM 1891, NAS PÁGINAS DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO. SUA PRINCIPAL OBRA – MÁRMORES – FOI PUBLICADA EM 1895. ABRIMOS NOSSA HOMEANGEM COM O SINGELO SONETO INTITULADO A FLORISTA. NELE, DESTACAM-SE O RIGOR FORMAL (MARCADO PELO USO DA RIMA E DE VERSOS DECASSÍLABOS); O DESCRITIVISMO (CARACTERIZADO PELA DESCRIÇÃO DA FLORISTA E DA AVE) E O DISTANCIAMENTO DO EU LÍRICO. OP: https://www.youtube.com/watch?v=lFxQztPf5_I&t=11s&ab_channel=AchilesHolandaSilva - Valsa das Flores(Tchaikovsky)-Waltz of the Flowers.wmv - POEMA 1
SUSPENSA AO BRAÇO A GRÁVIDA CORBELHA,
SEGUE A PASSO, TRANQUILA... O SOL FAÍSCA...
OS SEUS CARMÍNEOS LÁBIOS DE MOURISCA
SE ABREM, SORRINDO, NUMA FLOR VERMELHA.
DEITA À SOMBRA DE UMA ÁRVORE. UMA ABELHA
ZUMBE EM TORNO AO CABAZ... UMA AVE ARISCA,
O PÓ DO CHÃO, PERTINHO DELA, CISCA,
OLHANDO-A, ÀS VEZES, TRÊMULA DE ESGUELHA...
AOS OUVIDOS LHE SOA UM RUMOR BRANDO
DE FOLHAS... POUCO A POUCO, UM LEVE SONO
LHE VAI AS PÁLPEBRAS CERRANDO...
CAI-LHE DE UM PÉ O RÚSTICO TAMANCO...
E ASSIM DESCALÇA, MOSTRA, EM ABANDONO,
O VULTINHO DE UM PÉ MACIO E BRANCO.
LOC: FRANCISCA JÚLIA DEDICOU AINDA VERSOS AO PÚBLICO INFANTIL. LANÇOU, EM 1899, O LIVRO DA INFÂNCIA E, EM 1903, ESFINGES. EM 1912, AO LADO DO IRMÃO, PUBLICOU ALMA INFANTIL. OUÇA AGORA O POEMA CARIDADE: OP: https:// www.youtube.com/watch?v=WEswKpwOdd8&t=1s&ab_channel=ClubedoLouvor-Descansa ó Alma - Instrumental - POEMA 2
A alma do homem se torna egoísta e má
Porque a impiedade de hoje é a sua escola.
Essa, que no Evangelho se acrisola,
Caridade cristã, onde é que está?
Capazes, hoje em dia, poucos há
Dessa piedade rara, que consola,
Que os olhos fecha para dar a esmola,
A fim de que não veja a quem a dá.
Sede piedosos. Bem-aventurado
Os que fazem o bem de olhos fechados.
Pois a esmola é só útil e eficaz,
Só tem justo valor, sem dano ou perda,
Se não chega a saber a mão esquerda
O benefício que a direita faz.
LOC: A POÉTICA DE FRANCISCA JÚLIA É MARCADA PELA OBJETIVIDADE, DESCRITIVISMO E RIGOR FORMAL – CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES NO PARNASIANISMO. É O QUE VOCÊ ENCONTRA NOS VERSOS DE OUTRA VIDA: OP: https://www.youtube.com/watch?v=nqIjN0KXGrk&t=12s&ab_channel=BenjaminRichter-Topic - Piano morte - POEMA 3
Se o dia de hoje é igual ao dia que me espera
Depois, resta-me, entanto, o consolo incessante
De sentir, sob os pés, a cada passo adiante,
Que se muda o meu chão para o chão de outra esfera.
Eu não me esquivo à dor nem maldigo a severa
Lei que me condenou à tortura constante;
Porque em tudo adivinho a morte a todo instante,
Abro o seio, risonha, à mão que o dilacera.
No ambiente que me envolve há trevas do seu luto;
Na minha solidão a sua voz escuto,
E sinto, contra o meu, o seu hálito frio.
Morte, curta é a jornada e o meu fim está perto!
Feliz, contigo irei, sem olhar o deserto
Que deixo atrás de mim, vago, imenso, vazio…
LOC: AGORA DEIXO VOCÊ NA COMPANHIA DE GILBERTO GIL, INTERPRETANDO CANÇÃO DELE: NÃO TENHO MEDO DA MORTE.
MÁRMORES, DE FRANCISCA JÚLIA, ESTÁ DISPONÍVEL NA LIVRARIA DO SENADO A PREÇO DE CUSTO E FRETE GRÁTIS EM LIVRARIA.SENADO.LEG.BR. A VERSÃO DIGITAL PODE SER BAIXADA GRATUITAMENTE.
MÁRMORES É O QUARTO NÚMERO DA COLEÇÃO ESCRITORAS DO BRASIL. AQUI, O LEITOR ENCONTRA QUARENTA E TRÊS POEMAS, DISPOSTOS EM QUATRO PARTES: UM PRIMEIRO CONJUNTO DE DEZOITO SONETOS, OUTRAS DUAS COM POEMAS TRADUZIDOS DE GOETHE E HEINE E UMA TERCEIRA PARTE, INTITULADA BALADA, COM DEZOITO PEÇAS – SONETOS E POEMAS DE FORMAS VARIADAS.
BG
ANTES DA GENTE ENCERRAR O AUTORES E LIVROS DE HOJE, UM CONVITE: PARTICIPE DO PROGRAMA COM SUA DICA DE LEITURA OU SUGESTÃO DE AUTOR PARA A GENTE FALAR POR AQUI. BASTA MANDAR UMA MENSAGEM PARA O WHATSAPP DA RÁDIO SENADO – 61 9 8611-9591. VALE TANTO MENSAGEM DE TEXTO QUANTO DE VOZ.
E ASSIM O AUTORES E LIVROS VAI FICANDO POR AQUI
EU SOU ANDERSON MENDANHA E O PROGRAMA DE HOJE TEVE PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E GABRIELA DE MACÊDO COM TRABALHOS TÉCNICOS DE PEDRO HENRIQUE VASCONCELOS E JOSEVALDO SOUZA.
ATÉ A SEMANA QUE VEM. BOA LEITURA!