Margareth Buzetti destaca o Programa Calha Norte

Da Agência Senado | 30/03/2023, 13h26

Em pronunciamento em Plenário nesta quinta-feira (30), a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) prestou contas de viagem institucional que realizou entre 5 e 10 de março para conhecer o Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa. A parlamentar destacou que o programa foi criado pelo governo federal em 1985, com o objetivo de desenvolver as regiões mais remotas e muitas vezes isoladas da Amazônia.

Segundo Margareth Buzetti, o programa abrange atualmente 783 municípios distribuídos em dez estados, correspondendo a 56% do território nacional onde habitam cerca de 24 milhões de pessoas, dentre as quais se incluem 85% da população indígena do Brasil.

A parlamentar afirmou que entre as principais ações realizadas pelo programa estão a construção e recuperação de estradas, pontes, portos, aeroportos, distribuição de água potável, geração de energia, apoio à agricultura familiar e à pesca, além de programas de capacitação e qualificação profissional.

Para a senadora, é impressionante ver de perto como as Forças Armadas e os povos das florestas, indígenas e ribeirinhos, e a floresta em pé convivem em harmonia e sintonia. Segundo Buzetti, o programa tem um dos melhores índices de entrega das políticas públicas quando comparado a outras instituições. Ela explicou que a gestão criteriosa, técnica e personalizada de todas as fases do processo de utilização dos recursos públicos em áreas inóspitas do país é uma capacidade que somente o Calha Norte, com o apoio das estruturas das Forças Armadas, tem condições de dispor.

— As Forças Armadas têm um papel importante na proteção da Amazônia, particularmente na região do Calha Norte. A atuação das forças na região é voltada à defesa da soberania nacional, à proteção da população local e à preservação do meio ambiente. Elas realizam diversas operações de vigilância, patrulhamento, fiscalização e controle das fronteiras nessa área estratégica.

A parlamentar também sugeriu quesitos que podem ser melhorados, entre eles o empoderamento das políticas públicas para as pessoas da região, a ativação da economia da floresta e a ocupação de uma posição geopolítica de protagonista, liderando a agenda climática.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)