Girão questiona suposta interferência do governo Lula em empréstimo à Argentina

Da Agência Senado | 10/10/2023, 19h18

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (10), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) classificou como “suspeitas” supostas ações do governo brasileiro em relação à liberação de um empréstimo de US$ 1 bilhão para a Argentina por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O senador informou que apresentou requerimento para ouvir a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e enfatizou a importância de obter esclarecimentos sobre o assunto.

De acordo com Girão, o governo também teria atuado em favor da Argentina na liberação de outros empréstimos às vésperas das eleições no país vizinho.

— A gente sabe que não existe coincidência, não existe almoço grátis; às vésperas da eleição naquele país! É o quê? É o governo brasileiro interferindo na soberania daquele país? É isso que a gente está vendo? E vamos aceitar esse tipo de postura? — questionou.

O parlamentar também apontou que Cuba e Venezuela devem ao Brasil mais de R$ 4 bilhões, e que charutos cubanos teriam sido utilizados como garantia para a operação. Por essa razão, explicou ele, apresentou um projeto de lei, o PLP 163/2022, que proíbe a liberação de recursos de instituições financeiras públicas federais para outros países, pelo menos enquanto existirem pessoas no Brasil sobrevivendo abaixo da linha de pobreza. 

— Parece piada, mas não é. É verdade. Por isso, entrei com um projeto de lei proibindo a realização, pelo BNDES, de empréstimos dessa natureza, enquanto existirem famílias brasileiras sobrevivendo abaixo da linha da pobreza. Esse é o mínimo de respeito que o cidadão do nosso país merece. Antes de ser enviado dinheiro para outros países, que a gente olhe para o nosso — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)