Plenário aprova autorização de empréstimo para Maracanaú, no Ceará

Da Redação | 06/06/2018, 18h34

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (6) o pedido de autorização para contratação de crédito externo entre o município de Maracanaú, no Ceará, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de US$ 31,7 milhões (PRS 28/2018). A matéria vai a promulgação.

O recurso destina-se ao financiamento parcial do projeto do Programa de Transporte e Logística Urbana de Maracanaú (Translog). A operação garantida pela União tem prazo total de 300 meses, com contrapartidas do município e atualização pela variação cambial.

O TransLog investe na infraestrutura e mobilidade urbana de Maracanaú. Fazem parte do programa as obras de melhoria nos principais corredores (avenidas e ruas) da cidade, interligação dos bairros periféricos com a região central do município, integração dos diversos modais de transporte (ônibus, metrô e bicicletas, através das ciclovias e ciclofaixas) e otimização da logística para escoamento da produção dos distritos industriais.

Após a aprovação da matéria, o presidente Eunício Oliveira parabenizou os moradores e o prefeito da cidade, Firmo Camurça, pela autorização do empréstimo.

- Maracanaú, no meu querido Ceará, vai receber mais de R$ 123 milhões nesse projeto e mais alguns outros valores. Eu estarei, se Deus quiser, na tarde de amanhã, na cidade de Maracanaú para entregar esse projeto aprovado e outros valores que alocamos para o município – avisou.

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) elogiou as boas condições econômicas e financeiras do município cearense.

- Esse município é seguramente uma referência porque ele está em boas condições econômicas e financeiras, fez o dever de casa, está muito bem ranqueado pela Secretaria do Tesouro Nacional – complementou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)