Telmário Mota condena revisão da partilha de petróleo do pré-sal
Da Redação e Da Rádio Senado | 30/09/2015, 17h28
O senador Telmário Mota (PDT-RR) lamentou que, aproveitando-se do momento de fragilidade que atravessa a Petrobras, devido às investigações de corrupção, há quem queira rever o modelo de partilha do petróleo do pré-sal para entregar a exploração a estrangeiros por meio de concessões.
O senador explicou que, no sistema de concessões, blocos onde pode haver petróleo são leiloados e, se as companhias vencedoras encontrarem o óleo, deverão pagar uma indenização ao governo, os chamados royalties. Já no modelo da partilha, o petróleo se mantém como propriedade da União e a empresa que conquista o direito de explorá-lo fica com uma parte do que for extraído.
Certo de que essa sistemática é melhor para o Brasil, Telmário Mota afirmou que, ao alegarem que a Petrobras perdeu forças e não poderá cuidar da exploração do pré-sal pelo modelo de partilha, os defensores das concessões estão apostando no fracasso e não na recuperação da empresa.
— Isso é entreguismo, é a ação que, como sempre, se coloca a serviço da cobiça internacional. Cabe a pergunta: depois de todo o trabalho que tivemos em termos de pesquisa geológica, desenvolvimento de tecnologia, de capacitação de pessoal, vamos entregar o nosso tesouro de mão beijada para empresas estrangeiras como fazíamos tantas vezes no passado? Chega, chega de entreguismo — protestou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: