Paulo Câmara consolida vitória no primeiro turno em Pernambuco

Guilherme Oliveira | 05/10/2014, 21h37

Paulo Câmara, do PSB, chegou à vitória ainda no primeiro turno contra Armando Monteiro (PTB) na corrida pelo governo de Pernambuco. Câmara acumulou 68% dos votos válidos, contra 31% do senador petebista.

Câmara foi uma escolha pessoal do ex-governador Eduardo Campos (PE), de quem foi secretário estadual de Turismo e da Fazenda. Largou nas pesquisas com pouco mais de 10% de intenção de votos, mas disparou depois da morte de Campos num desastre aéreo, em 13 de agosto. Armando, que liderava com folga, viu sua vantagem desaparecer. No último mês de campanha, Câmara assumiu a liderança e o favoritismo, confirmados agora.

Natural da capital pernambucana, Paulo Henrique Saraiva Câmara nasceu em 1972. É formado em ciências sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-graduado em contabilidade e controladoria governamental e mestre em gestão pública, todos os cursos realizados na mesma instituição.

Auditor das contas públicas do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, apesar de estar filiado ao PSB somente desde outubro de 2013, Câmara está há muito tempo ligado à política. Assumiu em 2007 a Secretaria de Administração, permanecendo no cargo até 2010, quando passou para a Secretaria de Turismo. Lá ficou até dezembro de 2010 e, logo no mês seguinte, assumiu o cargo de secretário da Fazenda.

Casado com Ana Luiza Câmara e pai das meninas Clara e Helena, Paulo sempre trabalhou no setor público. Passou pelo Tribunal de Contas do Estado (1995), pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (2003) e pela Câmara de Vereadores do Recife (2005).

Na área de transporte, anunciou a intenção de implantar o bilhete único na Região Metropolitana do Recife. Na educação, afirmou que dará ênfase ao ensino profissionalizante, por meio de uma rede integrada de qualificação com uma faculdade, escolas e unidades técnicas. Em saúde, promete mais três hospitais em Pernambuco. Na Região Metropolitana do Recife, a proposta é que seja erguido o Hospital-Geral de Cirurgia. Pretende também que Pernambuco tenha uma política estadual de apoio aos pequenos negócios para promover um ambiente favorável à competitividade e à inovação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: