Acir Gurgacz lamenta falta de creches em Porto Velho
Da Redação | 05/08/2013, 14h55
Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (5), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) manifestou preocupação com a falta de creches em Porto Velho (RO), conforme notícias veiculadas pela imprensa. Segundo informou o senador, apenas duas a cada 10 famílias conseguem vagas em creches públicas na capital de Rondônia.
Com base nas reportagens, Gurgacz disse que a procura de vagas em creches na cidade cresceu em 38% em 2012, quando comparada com o ano anterior.
O senador contou que, desde 2008, a população na região aumentou muito, com a construção de duas usinas hidrelétricas no rio Madeira. Ele observou que mães e pais que não têm condições de pagar uma creche particular estão sendo obrigados a tomar medidas que até mesmo contrariam a lei, como deixar crianças sozinhas ou acompanhadas por menores de idade.
- Isso tem conseqüências legais, pois caracteriza abandono de incapaz – alertou o senador.
Gurgacz registrou que “essa situação de abandono” pode gerar casos extremos, como o de um menino de sete anos que ficava trancado no banheiro enquanto a mãe saía para trabalhar. Para o senador, a falta de creches atrapalha o desenvolvimento da criança. Ele acrescentou que quase 100% das famílias que buscam creches públicas ganham entre um e dois salários mínimos.
- Para essas famílias, a creche pública é a única opção para deixar suas crianças em segurança, enquanto os pais vão trabalhar – afirmou.
O senador informou que oito creches, que estavam previstas para o ano de 2009, devem entrar em funcionamento ainda neste mês. Gurgacz também disse que a prefeitura está trabalhando para que novas creches sejam construídas em lugares mais carentes. O senador ofereceu ajuda para encontrar meios para que a prefeitura consiga cumprir o objetivo de construir 40 creches até 2016. Ele ainda informou que está marcando uma audiência com a diretoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em busca de recursos para a construção de novas creches em Porto Velho.
Constituição Estadual
Acir Gurgacz também registrou que, nesta terça-feira (6), serão comemorados os 30 anos da promulgação da Constituição Estadual de Rondônia.
- Rondônia é um estado jovem, mas com uma dinâmica social e uma economia forte, fundamentadas nos princípios de nossa constituição – concluiu
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: