Renan Calheiros participa do encerramento do Ano do Brasil em Portugal

simone-franco | 07/06/2013, 13h30

Depois de ser recebido pela presidente da Assembleia da República de Portugal, Maria da Assunção Andrade Esteves, na quinta-feira (6), o presidente do Senado, Renan Calheiros, deve participar, na segunda-feira (10), de um jantar a ser oferecido pelo presidente de Portugal, Cavaco Silva, à presidente Dilma Rousseff. O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), e o senador Gim (PTB-DF) - integrantes da comitiva de senadores - também devem comparecer.

A celebração do Dia Nacional de Portugal (10 de junho) - data da morte do escritor e herói nacional Luís de Camões - coincide com o encerramento das festividades do Ano do Brasil em Portugal. Show da cantora Maria Bethânia, que vai declamar poemas de Fernando Pessoa, vai marcar o fim de uma temporada de apresentações de música, teatro, cinema, dança, artes plásticas, circo e fotografia de artistas brasileiros, iniciada no dia 7 de setembro de 2012, Dia da Independência do Brasil. O mesmo período também foi o Ano de Portugal no Brasil, propiciando a exibição de manifestações artísticas portuguesas em alguns estados brasileiras.

Língua Portuguesa

Além de se encontrar com a presidente da Assembléia de Portugal, Renan Calheiros se reuniu com representantes de comissões do parlamento português e do Grupo de Amizade Brasil Portugal. Na ocasião, o presidente do Senado Federal defendeu a intensificação nas relações entre os dois países e, neste sentido, assumiu o compromisso de criar - "num curto espaço de tempo" - grupo de representação do Congresso Nacional junto à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Segundo ressaltou Renan, o objetivo será promover pautas legislativas em favor do desenvolvimento social e cultural de todos os países integrantes da comunidade. A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, e conta com a participação de oito países: Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Na visita ao Parlamento português, Renan Calheiros expôs o trabalho do Senado em prol da transparência, do corte de gastos e da racionalidade administrativa. Ressaltou ainda as medidas tomadas nos últimos meses para aperfeiçoar o processo legislativo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: