Sergio Souza defende redução de juros nos financiamentos agrícolas
Da Redação | 11/06/2012, 15h50
Em pronunciamento nesta segunda-feira (11), o senador Sergio Souza (PMDB-PR) defendeu a redução dos juros praticados nos financiamentos ao setor agropecuário, tema de audiência pública a ser realizada na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
Como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está prestes a lançar o Plano-Safra de 2012 e 2013, Sérgio Souza disse que considera fundamental incentivar ainda mais a produção rural com taxas menores de juros nos financiamentos destinados ao setor.
- É absolutamente fundamental que façamos uma reunião antes do lançamento do plano. Assim poderemos assegurar aos produtores rurais menores taxas de juros nas novas linhas de financiamento que serão anunciadas pela presidente da República, Dilma Rousseff afirmou.
Sergio Souza citou dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), segundo os quais, em 2011, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu o dobro do PIB brasileiro calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto o agronegócio avançou 5,73% (a preços reais), totalizando R$ 942 bilhões, a economia como um todo se expandiu 2,7%, indo para R$ 4,143 trilhões.
Para a audiência pública, foram convidados o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro; o vice-presidente do Agronegócio do Banco do Brasil, o ex-senador Osmar Dias; a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a senadora Kátia Abreu (PSD-TO); o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas; e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: