Edison Lobão reassume Ministério de Minas e Energia
Da Redação | 03/01/2011, 13h29
O Brasil investirá R$ 1 trilhão na próxima década para a expansão da infraestrutura de energia e mineração. Essa é a previsão do novo ministro de Minas e Energia, senador Edison Lobão (PMDB-MA), que voltou a ocupar a pasta nesta segunda-feira (3). O investimento, segundo o ministro, permitirá iniciar obras, como a da usina hidrelétrica de Belo Monte, e dar continuidade a projetos, como o programa Luz para Todos.
- Vou dar continuidade a projetos iniciados ainda durante a gestão de Dilma Rousseff à frente do ministério - afirmou, referindo-se ao período (2003/2005) em que a hoje presidente da República foi ministra de Minas e Energia.
Em seu discurso, durante a cerimônia de transmissão do cargo, Lobão - que chefiou o ministério entre janeiro de 2008 e março de 2010 - anunciou também que o governo pretende realizar este ano o leilão de áreas de petróleo e gás natural na região do pré-sal.
Fizeram parte da mesa da solenidade, realizada em Brasília, o presidente do Senado, José Sarney; o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, Fernando Collor (PTB-AL); a governadora do Maranhão, Roseana Sarney; e o ex-ministro de Minas e Energia Márcio Zimmermann.
Prioridades no Senado
Ao sair da solenidade, José Sarney informou que o marco regulatório para o setor de mineração terá prioridade neste ano no Senado. Ele afirmou ainda que a discussão sobre a partilha dos royalties do petróleo também será prioritária.
- Pela própria delicadeza e sensibilidade do tema, vai haver forte demanda para que possamos resolver este assunto com rapidez.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: