Arthur Virgílio pede prazo para remoção da Biblioteca Arthur Reis, em Manaus
Da Redação | 04/04/2007, 20h25
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) fez um apelo ao presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), Eduardo Hitiro Nakao, no sentido de prorrogar por mais um ano a cessão do prédio onde está instalada a Biblioteca Arthur Reis, no centro histórico de Manaus (AM). O prazo seria necessário, conforme explicou, para que a Secretaria Estadual de Cultura transferisse a instituição para outro prédio sem impor maiores prejuízos a seus 10 mil usuários.
Segundo Arthur Virgílio, a Biblioteca Arthur Reis foi inaugurada em 2001 e abriga - em seu acervo de quase 21 mil volumes - uma coleção de 3.700 livros doados pelo governo de Portugal. Instalada em um prédio do IRB recuperado pelo governo do Amazonas, por meio do projeto Manaus Belle-Époque, a biblioteca reúne um acervo especializado em temas referentes à Amazônia, além de conservar uma importante coleção de periódicos brasileiros e da América Latina.
Na ocasião, o senador pelo Amazonas também citou cinco livros da Editora Valer, os quais estaria lendo ou relendo, que alertam para a devastação da Floresta Amazônica e seus reflexos sobre o clima. Conforme assinalou, o conjunto da obra compõe uma revisitação à formação histórica de seu estado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: