PIB é o principal indicador da atividade econômica de um país

Da Redação | 30/11/2005, 00h00

O percentual de aumento ou de queda do PIB - sigla de Produto Interno Bruto - é um dos índices mais importantes para se avaliar a atividade econômica de um país. O PIB é toda a produção econômica de uma nação, medida, no caso brasileiro, em reais. O índice é composto por três grandes divisões - produção agropecuária, industrial e de serviços.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), encarregado de fazer a pesquisa oficial do PIB, faz levantamentos trimestrais. Cada trimestre pode ser comparado com o trimestre anterior, com o mesmo trimestre do ano passado ou os últimos 12 meses com o mesmo período anterior.

O PIB do trimestre julho-agosto-setembro, anunciado pelo IBGE nesta quarta-feira (30), foi negativo em 1,2%, comparando-se com o trimestre abril-maio-junho deste ano. No entanto, se a comparação for feita com o terceiro trimestre de 2004, o PIB apresentou um crescimento de 1%.

O acompanhamento no curto prazo é importante para verificar o comportamento da economia - se está crescendo, estagnada ou em recessão. Esse acompanhamento permite que o executores da política econômica do país possam adotar medidas para reativação, manutenção ou desaceleração da atividade produtiva. Para se ter uma idéia, de janeiro a setembro deste ano o PIB brasileiro apresenta um crescimento de 2,6%, numa comparação com idêntico período de 2004.

No ano passado, o PIB brasileiro aumentou 4,9%. Em 2003, primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o PIB havia crescido 0,5%. Um dos países que hoje mais crescem no mundo é a China, que tem conseguido percentuais próximos de 8% ao ano. Nesta semana, o governo dos Estados Unidos anunciou que o crescimento do país havia ficado em 4,3% no terceiro trimestre.

Em reais, o PIB brasileiro de 2004 ficou em R$ 1,8 trilhão (preços de mercado), segundo o IBGE. Com este número e partindo do princípio que a população brasileira no dia 31 de dezembro de 2004 estava em 181,5milhões de pessoas, chega-se ao PIB per capita, ou seja, a renda média das pessoas de um país no ano. No caso brasileiro, ela foi de R$ 9.743,00 no ano passado, também de acordo com o IBGE.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: