Comissão pode instituir 2003 como Ano Nacional de Cândido Portinari

Da Redação | 06/06/2003, 00h00

A Comissão de Educação reúne-se na terça-feira (10), às 11h30, para analisar, entre outras matérias, projeto de lei da Câmara que institui 2003, em que se comemora o centenário de nascimento do artista plástico Cândido Portinari, como Ano Nacional Cândido Portinari. Com parecer favorável da senadora Iris de Araújo (PMDB-GO), a proposta autoriza a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) a emitir selo comemorativo. Conforme o projeto, as comemorações do centenário de nascimento do artista serão coordenadas pelo Ministério da Cultura.

Portinari, de acordo com o autor do projeto, foi para as artes plásticas o que Carlos Drummond de Andrade, Villa-Lobos, Guimarães Rosa, também de sua geração, foram para a poesia, a música e a prosa literária, respectivamente. Suas obras são consideradas -manifestações únicas de ternura pelo povo brasileiro, que era descrito, interpretado e retratado com paixão em suas telas-.

Cândido Portinari nasceu em Brodósqui (SP), em uma família de imigrantes italianos. Ao falecer, em 1962, intoxicado por tintas, era respeitado nacional e internacionalmente. Seus murais estão na Biblioteca do Congresso em Washington e no Edifício das Nações Unidas, em Nova York.

Seu principal biógrafo, o escritor Antonio Callado, assinala que, apesar de sua visão explicitamente materialista da história, Portinari revela fascínio e sensibilidade por temas de arte religiosa, destacando-se, nesse sentido, seus painéis da Igreja de São Francisco, na Pampulha, em Belo Horizonte.

Iris de Araújo também é autora de requerimento para que o artista plástico Siron Franco seja convidado a participar de audiência pública para debater a falsificação de obras de arte no Brasil. Ela entende que o pintor, que recentemente teve algumas de suas obras falsificadas e comercializadas, poderá dar importantes esclarecimentos aos senadores.

A Comissão de Educação vai examinar ainda indicação do senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) para que o colegiado estude a criação de universidade federal na região do Vale do Cariri (CE). A relatora, Ideli Salvatti (PT-SC), relatora da matéria, deverá apresentar parecer pelo envio de requerimento de informações dirigido ao Ministério da Educação.

Outro item da pauta de trabalhos da comissão é o projeto do senador Sérgio Cabral (PSDB-RJ) que altera a denominação da Ala Filinto Müller, no Senado, para Ala Nelson Carneiro. O senador Edison Lobão (PFL-MA) emitiu parecer contrário à aprovação da mudança.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: