Patrícia Saboya recebe 20 apartes em seu primeiro pronunciamento

Da Redação | 26/03/2003, 00h00

A senadora Patrícia Saboya Gomes (PPS-CE) ocupou a tribuna do Plenário durante uma hora em seu primeiro discurso no Senado. Ela recebeu 20 apartes de colegas que ofereceram boas-vindas e elogiaram sua trajetória política. O presidente José Sarney, em nome da Mesa, também prestou seu testemunho a respeito do talento, da dedicação ao Ceará e da fidelidade que a senadora sempre dispensou aos seus ideais.

Primeiro a apartear, o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) disse que Patrícia Saboya, como Ayrton Senna, Jô Soares e Marília Gabriela, -caiu nas graças- do povo brasileiro. Líder do PSDB, o senador Arthur Virgílio (AM) declarou que em poucos dias de mandato a senadora já conquistou o respeito da Casa, graças ao seu trabalho e demonstração de competência.

O conterrâneo Tasso Jereissati (PSDB-CE) antecipou que o Senado terá oportunidade de conhecer -a mulher extraordinária, valente e determinada- que é Patrícia Saboya. Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que a senadora cearense, por sua história política, dará uma contribuição importante ao país participando dos debates sobre temas sociais e sobretudo na busca de soluções para os problemas das crianças e jovens.

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) registrou sua satisfação de ter percebido que, em poucos dias, Patrícia Saboya já mostrou sua capacidade de trabalho, simpatia e vontade de colaborar para a solução dos problemas brasileiros. Integrante da bancada do Ceará, o senador Reginaldo Duarte (PSDB) declarou que a senadora sempre exerceu com dignidade e respeito todos os mandatos que recebeu do povo cearense.

Para o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), Patrícia Saboya, ao lado do ex-governador Tasso Jereissati, teve participação decisiva para que o Ceará se tornasse um dos estados mais respeitados do país. O líder do PPS, senador Mozarildo Cavalcanti (RR), destacou a garra e a disposição de luta como duas das principais características da senadora. A petista Ana Júlia Carepa (PA) externou sua alegria em ter Patrícia como companheira na base de apoio ao governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O requerimento apresentado por Patrícia Saboya de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a exploração sexual de crianças e adolescentes foi citado pelo senador Tião Viana (PT-AC) como uma demonstração profunda de compromisso ético. No mesmo sentido, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) registrou a atenção que a senadora cearense sempre dispensou à luta em favor dos direitos humanos, das crianças e adolescentes.

Na avaliação do senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC), o pronunciamento feito por Patrícia Saboya sinalizou que os que freqüentemente não tem influência política, como crianças e adolescentes, terão uma firme voz no Parlamento. O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) comprometeu-se em unir esforços com a senadora na luta pela redução das desigualdades sociais e regionais.

O senador José Agripino (PFL-RN) disse que as divergências que circunstancialmente o afastarão da senadora - por ele integrar a oposição e ela a base do governo - serão menores que as convergências que terão na busca de melhores condições para o Nordeste. Já o senador João Batista Motta (PPS-ES) recordou que conhece o trabalho da senadora desde os tempos em que ela estava à frente das políticas sociais do governo Ciro Gomes.

Em nome do PMDB, Renan Calheiros (AL) garantiu que bastaram poucos dias para a senadora pelo Ceará confirmar que terá uma atuação destacada no Congresso. Pedro Simon (PMDB-RS) também vislumbrou que o mandato de Patrícia Saboya será reconhecido pelo país. O líder do governo, senador Aloízio Mercadante (PT-SP) registrou que ela contribuirá muito com o governo, especialmente na definição de uma agenda para a infância e a adolescência.

- Você brilha não só pela presença física e juventude, mas principalmente pela sua simpatia e competência - elogiou a senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) ao apartear Patrícia Saboya.

Endossando as palavras dos demais colegas, o senador Marco Maciel (PFL-PE) emprestou seu apoio e colaboração à senadora na luta por melhores condições de vida para a população brasileira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: