Visualização de dados
Dados podem ser representados por tabelas ou gráficos. Os gráficos auxiliam a visualização de padrões e relações nos dados. Tabelas devem ser usadas apenas para dados tabulados. Verifique se uma lista com marcadores, um gráfico ou até mesmo um infográfico não seriam mais adequados para a apresentação da informação.
- Indique sempre a fonte de onde os dados foram obtidos. Caso estejam disponíveis online, inclua um link para os dados originais.
- A representação gráfica precisa sempre ser fiel à proporção dos dados
- Para números e datas, sempre que possível, siga as orientações do Manual de Comunicação.
Boas práticas para o uso de tabelas
- As tabelas devem ser criadas em html, aproveitando o framework. Não use uma imagem (jpg, png, etc) para a tabela.
- A quantidade de informação em cada célula da tabela deve ser reduzida. Caso haja a necessidade de células com muitas informações, considere outra forma, como um acordeão, por exemplo.
- Lembre-se que a maior parte dos visitantes está em dispositivos móveis. Por isso, evite tabelas com muitas colunas. Considere inverter os dados para que a tabela fique mais “vertical”. Outra opção é separar os dados em diferentes tabelas.
- Destaque visualmente (negrito/cor) os dados mais importantes.
- Para contextualizar os números, inclua pequenos textos explicativos fora da tabela.
- Para facilitar a visualização, transforme dados que se repetem em ícones. Por exemplo, se há uma coluna apenas com as palavras “sim” ou “não” crie uma legenda e use marcadores verdes e vermelhos para substituir os textos.
- Caso os itens da tabela não tenham o mesmo padrão de dados, considere o uso de listas ou cartões. Não agrupe dados diferentes na mesma linha/coluna.
- As tabelas devem ser desenhadas com ênfase nos dados, evitando o uso de recursos gráficos meramente ilustrativos.
- Evite a mudança de unidade na mesma colunas (por exemplo, alguns itens em bilhões e outros em milhões).
- Mantenha o padrão para os valores decimais (por exemplo, alguns itens com duas casas decimais e outros com apenas uma).
- Sempre use a primeira linha como cabeçalho, indicando quais dados se encontram nas respectivas colunas.
- Para evitar repetição, as unidades (R$, %, etc) podem estar no cabeçalho.
- A capitalização dos textos deve ser normal, não use apenas maiúsculas ou minúsculas em todo o texto. Apenas os títulos das colunas podem estar em maiúsculas a fim de destacá-los.
- O alinhamento dos números deve ser à direita, se possível com uso de fonte “monoespaçada”, para facilitar a comparação visual dos valores.
- O alinhamento dos textos deve ser à esquerda, sendo opcional o uso de alinhamento ao centro para textos curtos.
- O cabeçalho e o restante da coluna devem possuir sempre o mesmo alinhamento.


Boas práticas para o uso de gráficos
- Gráficos devem ter a função de explicar, facilitando o entendimento da informação. Gráficos não devem servir apenas como elementos decorativos. Por isso, a prioridade deve ser a clareza dos dados e não a beleza.
- Não há um padrão específico para o tamanho das fontes e as cores nos gráficos. Deve-se observar as normas para Tipografia e Cores. Porém, caso sejam usados vários gráficos na mesma páginas todos devem usar as mesmas cores e tamanhos de fontes.
- Nos gráficos é particularmente importante o contraste entre as cores escolhidas, pois a falta de contraste prejudicará o entendimento da informação e não apenas o aspecto visual.
- Os eixos devem sempre começar no zero para não distorcer a informação.
- Evite formatos muito verticais ou muito horizontais, pois podem passar uma mensagem equivocada.
- Evite distorcer e/ou inclinar os gráficos, pois essas mudanças também alteram a relação entre os dados.
- Evite a utilização de tipos de gráficos pouco conhecidos. Dê preferência para os mais simples, que podem ser facilmente compreendidos por qualquer pessoa.
- Os tipos de gráficos mais conhecidos são barras/colunas, linhas e setor. Veja abaixo as orientações para cada um desses tipos:
Gráfico de barras/colunas
- Os gráficos de barras são usados para comparar valores de uma ou mais categorias. Podem também mostrar a evolução.
- As barras/colunas devem sempre possuir a mesma largura.
- Não faça cortes nas barras que estejam muito grandes.
Gráficos de linhas
- Os gráficos de linha são ideais para representar evolução ou tendência em um período de tempo.
Gráficos de setor (pizza)
- Os gráficos de setor são uma boa forma de representar a divisão de um todo.
- Evite o excesso de divisões. Pois o resultado fica confuso e deixa de informar as diferenças. Uma opção é usar os 3 principais valores e agrupar os restantes em “Outros”.
- Neste tipo de gráfico, se os valores forem muito próximos a diferença entre eles não ficará perceptível. Por isso dê preferência para dados com maior variação.