Tipos de página
Cada uma das páginas pertencentes ao portal do Senado Federal tem características que permitem classificá-la de acordo com a tipologia indicada abaixo:
Página inicial do portal
É a primeira página a ser exibida, assim que o portal do Senado Federal é acessado. Precisa dar uma visão geral do funcionamento da instituição e servir como eixo central para conectar os usuários aos principais conteúdos e serviços do portal. Também devem indicar outros canais e formas de contato com a instituição.
Por funcionar como uma grande vitrine do portal, essa página tem tratamento distinto e possui um topo próprio, que a diferencia das demais páginas, conforme detalhado no item Componentes deste guia.

Página inicial dos subportais
O portal do Senado é dividido em grandes eixos temáticos, como se fossem “subportais”, a fim de facilitar a hierarquização do conteúdo e a navegação pelas páginas. É o caso, por exemplo, das páginas Institucional e Atividade Legislativa. Essas páginas também desempenham o papel de “vitrine” – ainda que mais específica, tratando dos conteúdos inerentes às suas seções.
Por isso, também devem apresentar os conteúdos de forma mais superficial, oferecendo ao usuário formas de aprofundá-los por meio dos links.

Páginas de conteúdo
Correspondem à grande maioria das páginas do portal. É nelas que os conteúdos são tratados em profundidade.
Para haver uniformidade em todo o portal, essas páginas precisam obedecer às estruturas previstas neste guia — como topos, rodapés e menus — ainda que, em função do conteúdo, possam variar bastante na apresentação.

Hotsite
Hotsites servem para promover temas específicos, celebrar eventos, oferecer plataformas para exposições ou promover campanhas publicitárias, entre outras finalidades. Costumam ter caráter temporário e apresentam conteúdo bastante enxuto, se comparados com um site tradicional.
Muito frequentemente fazem parte de um mix mais amplo de esforços de comunicação e, por isso, compartilham a identidade visual com outras peças de divulgação, como panfletos, filmes publicitários ou banners. Ficam, portanto, dispensados de seguir todas as diretrizes deste guia.
Devem, no entanto, observar as orientações quanto à aplicação das marcas do Senado Federal e do Congresso Nacional previstas no Manual de Identidade Visual, e incluir links que permitam acessar o portal da instituição à qual o hotsite esteja relacionado.
