Tipos de página

Cada uma das páginas pertencentes ao portal do Senado Federal tem características que permitem classificá-la de acordo com a tipologia indicada abaixo:

Página inicial do portal

É a primeira página a ser exibida, assim que o portal do Senado Federal é acessado. Precisa dar uma visão geral do funcionamento da instituição e servir como eixo central para conectar os usuários aos principais conteúdos e serviços do portal. Também devem indicar outros canais e formas de contato com a instituição.

Por funcionar como uma grande vitrine do portal, essa página tem tratamento distinto e possui um topo próprio, que a diferencia das demais páginas, conforme detalhado no item Componentes deste guia.

tipos-inicial-portais.jpg

Página inicial dos subportais

O portal do Senado é dividido em grandes eixos temáticos, como se fossem “subportais”, a fim de facilitar a hierarquização do conteúdo e a navegação pelas páginas. É o caso, por exemplo, das páginas InstitucionalAtividade Legislativa. Essas páginas também desempenham o papel de “vitrine” – ainda que mais específica, tratando dos conteúdos inerentes às suas seções.

Por isso, também devem apresentar os conteúdos de forma mais superficial, oferecendo ao usuário formas de aprofundá-los por meio dos links.

tipos-inicial-secoes-tematicas.jpg

Páginas de conteúdo

Correspondem à grande maioria das páginas do portal. É nelas que os conteúdos são tratados em profundidade.

Para haver uniformidade em todo o portal, essas páginas precisam obedecer às estruturas previstas neste guia — como topos, rodapés e menus — ainda que, em função do conteúdo, possam variar bastante na apresentação.

tipos-conteudo-sf.png

Hotsite

Hotsites servem para promover temas específicos, celebrar eventos, oferecer plataformas para exposições ou promover campanhas publicitárias, entre outras finalidades. Costumam ter caráter temporário e apresentam conteúdo bastante enxuto, se comparados com um site tradicional.

Muito frequentemente fazem parte de um mix mais amplo de esforços de comunicação e, por isso, compartilham a identidade visual com outras peças de divulgação, como panfletos, filmes publicitários ou banners. Ficam, portanto, dispensados de seguir todas as diretrizes deste guia.

Devem, no entanto, observar as orientações quanto à aplicação das marcas do Senado Federal e do Congresso Nacional previstas no Manual de Identidade Visual, e incluir links que permitam acessar o portal da instituição à qual o hotsite esteja relacionado.

tipos-hotsite.jpg