Tom de voz

O tom de voz ajuda a definir a forma como uma marca ou instituição se comunica e se relaciona nas interações com o público. Determina uma série de elementos estruturantes que expressam a personalidade da marca. É uma coletânea que guia estilos para departamentos, portais e plataformas. O tom de voz corresponde à essência da instituição e sinaliza quem ela é e como se posiciona no mundo. É o que dá a sensação de “é a cara do Senado”O tom deve predominar no Portal todo. Mas sites específicos, como o Jovem Senador, podem usar excepcionalmente outras características.

  • Palavras-chave
    São os termos que definem o tom de voz em dimensões amplas. Os tons que melhor exprimem a voz do Senado são: sérioformal, respeitoso e pragmático*.
    Definição complementar
    Exprimem recortes específicos das dimensões amplas dadas pelas palavras-chave, de modo a facilitar a aplicação do tom de voz.
    Descrição
    Contextualiza e justifica a escolha da palavra-chave e as definições complementares.
    Como se expressa / Como não se expressa
    Define o que deve ser evitado ou é proibido; dá exemplos práticos de como a definição do tom de voz se manifesta no portal do Senado Federal.
    * O modelo adotado por este Guia selecionou as características do Tom de Voz a partir das seguintes alternativas: sério ou divertido, formal ou casual, respeitoso ou irreverente, pragmático ou entusiasta.
Palavra-chave
Sério

Definições complementares
Legítimo; Confiável; Honrado; Oficial; Digno

Descrição
O Senado Federal faz as leis e normas para a sociedade brasileira. O Senado fiscaliza a execução orçamentária do Executivo federal e é responsável por sabatinar indicados ao Supremo Tribunal Federal e embaixadores. Tem protagonismo nas decisões e nos rumos do país e, por isso, deve se posicionar sempre com seriedade.

Como se expressa
Emite mensagens de forma assertiva e direta, baseadas em fatos fortemente consolidados. Usa tons sóbrios e escalas de cores limitadas.

Como não se expressa
Duplos sentidos, trocadilhos, ironias, piadas ou termos que possam ser mal interpretados. Sensacionalismo. Usa cores berrantes ou animações estroboscópicas.

Palavra-chave
Formal

Definições complementares
Profissional; Sóbrio; Polido; Impessoal; Organizado

Descrição
O Senado Federal é uma instituição de quase 200 anos, cuja principal atribuição é a criação de leis que regulamentem o Estado brasileiro. Tal atividade exige formalismo na maneira de se expressar – sem que isso signifique comprometer a compreensão da comunicação com o uso de jargões ou de linguagem pedante, arcaísta.

Como se expressa
Usa o registro formal da língua, se comunica de forma sóbria e distanciada. Imagens remetem a ambientes neutros e impessoais.

Como não se expressa
Faz uso de gírias, expressões em moda, bordões ou expressões humorísticas. Utiliza imagens que remetam a ambientes ou situações intimistas, calorosas.

Palavra-chave
Respeitoso

Definições complementares
Zeloso; Democrático; Cortês; Neutro; Transparente

Descrição
No Senado Federal estão representadas todas as unidades federativas do país. Diante de tanta diversidade, é fundamental haver respeito e equidade na forma de relacionar-se com todas as pessoas, independentemente de quem sejam e de qual ideologia professem.

Como se expressa
Comunica-se de forma neutra, equânime e empática, utilizando termos compreensíveis ao público a que se destina. Tem a acessibilidade como valor central e as páginas seguem as melhores práticas preconizadas pelo eMag e pelo W3C.

Como não se expressa
Reforça estereótipos, faz juízo de valor ou discrimina. Usa jargões ou linguagem de difícil compreensão. Prioriza a estética sobre questões de acessibilidade. É arrogante ou sisudo.

Palavra-chave
Pragmático

Definições complementares
Franco; Informativo; Factual; Diligente; Objetivo

Descrição
Senadores devem representar interesses difusos das unidades federativas em que foram eleitos. Isso exige uma abordagem mais objetiva sobre os temas que tratam, a fim de contemplar o maior número de anseios e expectativas.

Como se expressa
Comunica-se sempre de maneira direta e concisa, vai direto ao ponto. Sua linguagem é clara, assertiva e sem rodeios. Usa imagens, fotografias, ilustrações e gráficos para sintetizar, complementar ou contextualizar informações. Cada elemento de sua comunicação tem uma função a cumprir.

Como não se expressa
É prolixo, usa textos longos, parágrafos muito extensos. Inclui frases ou termos desnecessários. Tem uma arquitetura da informação mal feita.