Paulo Paim comemora vigência do Estatuto da Pessoa com Deficiência

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/03/2016, 18h29

O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou nesta quarta-feira (9), em Plenário, a vigência do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que considera uma conquista fundamental para 45 milhões de brasileiros.

Para o senador, a vida dessas pessoas está mudando para melhor por meio de medidas como a aceitação obrigatória de matrícula nas escolas e a adequação dos meios de transporte público. Ele ressaltou, porém, que o Parlamento deve se manter atento aos desafios enfrentados por essa população.

Paim avalia que o Estatuto promove uma revolução na percepção da deficiência e contribui para a construção de uma sociedade inclusiva.

— Quando falamos em uma nova maneira de se perceber o ser humano, estamos falando, por exemplo, na transformação de uma visão que generaliza e exclui, para uma visão que individualiza e humaniza a relação com o seu próximo.

O senador também pediu atenção ao debate sobre o projeto que regulamenta a contratação de parcerias público-privadas em estabelecimentos penais (PLS 513/2011), em tramitação na Casa. Paulo Paim citou sindicatos e entidades que cobram um espaço maior para discutir o tema no Legislativo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)