Projeto obriga planos de saúde a oferecer atendimento por telefone a idosos — Rádio Senado
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Projeto obriga planos de saúde a oferecer atendimento por telefone a idosos

A Comissão de Direitos Humanos aprovou o PL 4803/2023 que determina que os planos de saúde privados também ofereçam atendimento aos beneficiários por telefone. O autor, senador Ciro Nogueira (PP-PI) argumenta que atualmente é comum que os serviços sejam prestados apenas por plataformas digitais, como sites e aplicativos, e os chamados chatbots, mas nem todos se adaptam facilmente. Já o relator, senador Lércio Oliveira (PP-SE) pontuou a tecnologia invadindo a rotina das empresas, colocando máquinas conversando com pessoas. 

06/12/2024, 13h59 - ATUALIZADO EM 06/12/2024, 13h59
Duração de áudio: 02:31
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
O PROJETO QUE OBRIGA OS PLANOS DE SAÚDE A OFERECER ATENDIMENTO POR TELEFONE AOS BENEFICIÁRIOS FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. O OBJETIVO É GARANTIR QUE IDOSOS CONSIGAM ACESSAR O SERVIÇO POR MEIO DE UMA TECNOLOGIA MAIS FAMILIAR. REPÓRTER MARCELLA CUNHA O projeto do senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí, determina que os planos de saúde privados também ofereçam atendimento aos beneficiários por telefone. O senador argumenta que atualmente é comum que os serviços sejam prestados apenas por plataformas digitais, como sites e aplicativos, e os chamados chatbots, que simulam uma conversa com um humano através da inteligência artificial, para reduzir custos de pessoal. Mas as mudanças podem levar idosos a ficar sem atendimento ao enfrentar dificuldades de ordem prática. Para o relator, senador Laércio Oliveira, do PP de Sergipe, o atendimento humano não pode ser totalmente substituído por esses recursos tecnológicos. Ele vai de encontro à sociedade quando esses meios eletrônicos buscam transformá-los totalmente em digitais. Isso causa, assim, primeiramente, um constrangimento muito grande para as pessoas, porque gente fala com gente, gente não fala com máquina, e, infelizmente, o que a gente tem experimentado, nessas operadoras, cartões de créditos, bancos, planos de saúde, é exatamente essa tecnologia invadindo a rotina dessas empresas e, praticamente, colocando máquinas conversando com pessoas.  O texto prevê que o atendimento das pessoas idosas considere as particularidades dessa faixa etária, já que nem todos os usuários se adaptam facilmente. Para o senador Laécio, não se pode negligenciar o crescente público idoso, que requer modalidades mais acessíveis de contato.  O telefone, que já faz parte do nosso cotidiano há mais de cem anos, é uma tecnologia bastante familiar para a maioria dessas pessoas. Essa população cresceu usando modelos tradicionais de telefones, cuja única função era fazer ligações. Tecnologias como os smartphones, com suas múltiplas funcionalidades, só começaram a ganhar popularidade em nosso país nas últimas décadas. O Brasil tem atualmente 7 milhões e meio de pessoas com mais de 60 anos que são beneficiárias de algum plano de saúde. Esse é o maior número já registrado desde que a Agência Nacional de Saúde Suplementar começou a coletar esses dados.  O texto agora vai para decisão terminativa da Comissão de Assuntos Sociais. Da Rádio Senado, Marcella Cunha

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