Jogos Escolares da Juventude podem contar apenas com modalidades individuais em 2020
Os jogos escolares nacionais organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, se acontecerem em 2020, podem contar apenas com modalidades individuais. O senador Weverton (PDT-MA) afirma que a decisão é precipitada. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado.
Transcrição
LOC: OS JOGOS ESCOLARES NACIONAIS DE 2020 PODEM CONTAR APENAS COM MODALIDADES INDIVIDUAIS.
LOC: AS ETAPAS REGIONAIS DOS JOGOS QUE OCORRERIAM EM SETEMBRO JÁ FORAM CANCELADAS. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:
(Repórter) O Comitê Olímpico Brasileiro divulgou que a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude deve contar apenas com modalidades individuais em função da pandemia do coronavírus. O evento envolve cerca de 8 mil participantes. A ideia do COB é que o evento conte com 10 modalidades individuais. Para o senador Weverton, do PDT do Maranhão, a decisão é precipitada:
(Weverton) Nós ficamos tristes com a decisão do COB, sempre apoiamos o Comitê Olímpico Brasileiro e pedimos aqui, fazemos esse apelo a ele para que não desprestigie os esportes coletivos do Brasil nos Jogos Escolares da Juventude nacionais, que acontecem no final do ano. Eu acho que é precoce essa decisão, neste momento, de cancelar os esportes coletivos – handebol, vôlei, basquete.
(Repórter) Em declaração ao site do Comitê Olímpico Brasileiro, Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, afirma “acreditar que a diminuição do escopo para a fase nacional de 2020 é uma forma de nos adaptarmos ao cenário atual”. A decisão final sobre a etapa nacional dos Jogos deve acontecer até o final de Junho. As etapas regionais dos Jogos Escolares que aconteceriam em setembro foram canceladas.