Jornal do Senado

Transcrição
EU SOU RICARDO NAKAOKA
E ESTES SÃO OS DESTAQUES DE HOJE DO JORNAL DO SENADO, QUE COMEÇA AGORA
DEVOLUÇÃO DOS DESCONTOS INDEVIDOS DO INSS COMEÇA NESTA SEMANA
SENADORES VÃO AOS ESTADOS UNIDOS DEFENDER INTERESSES DO BRASIL CONTRA TARIFAÇO
LICENCIAMENTO AMBIENTAL AGUARDA SANÇÃO E DIVIDE OPINIÕES NO SENADO
BOA NOITE! COMEÇA NESTA SEMANA O PAGAMENTO DOS VALORES DESCONTADOS INDEVIDAMENTE DE APOSENTADORIAS E PENSÕES PAGAS PELO INSS.
APESAR DO RESSARCIMENTO, SENADORES DEFENDEM QUE A CPMI DO INSS IDENTIFIQUE OS RESPONSÁVEIS E EVITE NOVOS DESVIOS. REPÓRTER PAULO BARREIRA.
O INSS começa a pagar no dia 24 o ressarcimento de valores descontados indevidamente de aposentadorias e pensões.
Ao todo, 2,5 milhões de aposentados e pensionistas vão receber os valores corrigidos pela inflação.
O dinheiro será depositado diretamente nas contas dos beneficiários.
Ao citar a instalação da CPMI do INSS em agosto, o vice-líder da oposição, senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, afirmou que o pagamento não encerra o caso.
(sen. Marcos Rogério) “Eu acho que só o fato de anunciar a instalação da CPMI, ela já começa a cumprir os seus efeitos. Esse é o primeiro, o anúncio do pagamento para os aposentados. Mas agora é investigar com profundidade e dar nome a quem roubou os aposentados no Brasil. Esse vai ser o desafio da CPMI.”.
Para ressarcir as vítimas das fraudes do INSS, o governo abriu um crédito extraordinário de R$ 3,3 bilhões no Orçamento com a autorização do Supremo Tribunal Federal.
E AS FRAUDES FINANCEIRAS CONTRA IDOSOS ESTARÃO NO CENTRO DAS PREOCUPAÇÕES DOS PARLAMENTARES, NO SEGUNDO SEMESTRE. OS DETALHES COM A REPÓRTER RAÍSSA ABREU.
Preocupado com os golpes financeiros envolvendo idosos, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, quer que os bancos e instituições de crédito exijam a assinatura física em contratos de empréstimo consignado com pessoas acima dos 60 anos.
A proposta, que está na Comissão de Assuntos Econômicos, seria uma tentativa de evitar as fraudes, que, na maioria das vezes, são praticadas pelos próprios familiares, como ressaltou Paulo Paim.
Por ser um grupo vulnerável, a população idosa é a mais afetada pelos golpes financeiros hoje no Brasil. A falta de informação, de acesso às novas ferramentas de tecnologias e também de fiscalização provocam a fragilidade no sistema e deixam essa população desprotegida.
Já a senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, uma das autoras da CPMI dos descontos indevidos do INSS, defende um debate sobre a situação da Previdência Social.
A população brasileira está envelhecendo, graças a Deus com saúde, mas como é que nós vamos dar conta da Previdência daqui a 10, 15 anos? Os especialistas já apontam para um colapso.
A CPMI do INSS deverá iniciar as investigações em agosto.
SENADORES VÃO A WASHINGTON DEFENDER INTERESSES DO BRASIL CONTRA O TARIFAÇO DE DONALD TRUMP COM O CONGRESSO NORTE-AMERICANO.
OS PARLAMENTARES QUEREM EVITAR A COBRANÇA DA TARIFA DE CINQUENTA POR CENTO SOBRE OS PRODUTOS NACIONAIS EXPORTADOS PARA OS ESTADOS UNIDOS A PARTIR DO DIA PRIMEIRO DE AGOSTO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
Um grupo de oito senadores deve desembarcar em Washington, nos Estados Unidos, nos próximos dias, para reuniões com congressistas norte-americanos sobre o tarifaço de 50%.
Segundo o presidente da Comissão de Relações Exteriores, Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, a missão parlamentar suprapartidária vai buscar diálogo político de alto nível e a defesa dos interesses estratégicos do Brasil.
Na pauta, comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica.
Nelsinho Trad espera sensibilizar o Congresso dos Estados Unidos.
Muitos setores estão sendo prejudicados, o setor da indústria, Embraer, setor do Agro, suco de laranja, carne. Muitas demissões previstas, mas nós estamos otimistas para que a gente possa reverter isso.
Ao citar o empenho do Congresso Nacional, a senadora Tereza Cristina, do PP de Mato Grosso do Sul, cobrou do governo brasileiro uma intensificação nas negociações para derrubar o tarifaço.
o governo brasileiro precisa levar uma proposta firme e esgotar todos os esforços dentro da mesa de negociação, mostrando os nossos pontos e os Estados Unidos colocando os deles. Agora eu acho que mandar uma carta é muito pouco.
Além de Nelsinho Trad e Tereza Cristina, integram a comitiva os senadores petistas Jaques Wagner, da Bahia, e Rogério Carvalho, de Sergipe; Fernando Farias, do MDB de Alagoas; Marcos Pontes, do PL de São Paulo; Esperidião Amin, do PP de Santa Catarina; e Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais.
FOI SANCIONADA A LEI QUE AMPLIA O DIREITO DE CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO DE MAMA PELO SUS.
ALÉM DOS CASOS DE TRATAMENTO DE CÂNCER, A NOVA LEGISLAÇÃO GARANTE O PROCEDIMENTOS PARA AS SITUAÇÕES DE MUTILAÇÃO. REPÓRTER PEDRO PINCER.
Além do tratamento de câncer, o procedimento será feito no caso de mutilação total ou parcial da mama, independentemente da causa.
A paciente com sequelas da cirurgia terá direito ao acompanhamento psicológico e multidisciplinar.
Pelas novas regras, os planos de saúde privados deverão oferecer o procedimento nesses mesmos casos.
A autora, senadora Margareth Buzetti, do PSD de Mato Grosso, destacou a importância da cirurgia para essas mulheres.
A gente não precisa ter uma sentença de morte para ter direito a uma reparação. Porque só um câncer maligno você teria direito à reparação e são várias causas de mutilação, acidente e outras doenças que a mulher pode perder a mama. E por que não reparar? Nem os planos de saúde o fazem porque não está na lei. Faz parte da autoestima da mulher.
Sancionada sem vetos, a nova lei vai entrar em vigor em quatro meses.
A SANÇÃO OU VETO À NOVA LEI GERAL DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DIVIDE OPINIÃO DE SENADORES.
OS CONTRÁRIOS AO PROJETO ALERTAM QUE AS REGRAS FORAM FLEXIBILIZADAS. E OS FAVORÁVEIS CITAM AGILIDADE NOS PROCESSOS. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER HENRIQUE NASCIMENTO.
Após quase 20 anos de debate no Congresso Nacional, segue para a sanção presidencial o projeto da Lei de Licenciamento Ambiental.
A proposta estabelece regras para concessão de licenças no país. Setores produtivos defendem a medida como avanço na agilidade e segurança jurídica.
Já ambientalistas e parte dos parlamentares apontam retrocessos, como a autorização de licenças por adesão para empreendimentos, criticada pelo senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo.
(Senador Fabiano Contarato) "Estamos falando aqui em médio poluidor para alto licenciamento. Para alguns, esse licenciamento pode levar a tragédias, como aconteceu em Mariana. Dezenove pessoas morreram.
Uma das mudanças dificulta a aplicação de multas pelo Ibama e desobriga o Iphan e a Funai de se manifestarem em algumas licenças.
O relator na Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, afirma que proposta buscou equilíbrio.
(Senador Confúcio Moura) "Ele simplifica, agiliza e estabelece prazos e também coloca modelos, chamado de licença de adesão e compromisso, que ela é uma declaração do próprio empreendedor.
O presidente Lula tem o prazo de 15 dias úteis para se manifestar.
AMANHÃ, A VOZ DO BRASIL COMPLETA 90 ANOS. SÃO NOVE DÉCADAS DE UM NOTICIÁRIO FEITO PARA QUE O OUVINTE SE SINTA INFORMADO E, PRINCIPALMENTE, REPRESENTADO NAS NOTÍCIAS. UM JORNAL QUE JÁ REGISTROU FATOS MARCANTES DO PAÍS E É PENSADO PARA QUE, INDEPENDENTEMENTE DE ONDE O CIDADÃO ESTEJA, ELE TENHA ACESSO A INFORMAÇÕES CLARAS E RELEVANTES.
E COMO PARTE DAS COMEMORAÇÕES, SERÁ REALIZADA UMA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 90 ANOS DA VOZ DO BRASIL, NO DIA 05 DE AGOSTO, ÀS 11 HORAS DA MANHÃ, NO PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A SESSÃO SERÁ TRANSMITIDA PELA RÁDIO SENADO, PARA QUE VOCÊ, OUVINTE, TAMBÉM POSSA CELEBRAR ESSA DATA.
COM EDIÇÃO DE RAFAELLA FELIX E TRABALHOS TÉCNICOS DE __ELISEU CAIRES__, O JORNAL DO SENADO FICA POR AQUI. ACOMPANHE, AGORA, AS NOTÍCIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. BOA NOITE. //

