CDR aprova projeto que obriga todos banheiros públicos sejam equipados com torneiras automáticas
Transcrição
LOC: TODOS OS BANHEIROS PÚBLICOS DEVEM SER EQUIPADOS COM TORNEIRAS AUTOMÁTICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA.
LOC: É O QUE ESTABELECE UMA PROPOSTA APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.
LOC: A proposta já aprovada pela Câmara dos Deputados determina a instalação de torneiras automáticas em todos os banheiros públicos, como os de escolas, locais de trabalho, condomínios residenciais e shoppings. O dispositivo mecânico ou eletrônico corta o fluxo da água depois de certo tempo e busca reduzir o consumo. Pelo texto, as construções novas só receberão o “Habite-se”, documento que libera a ocupação dos imóveis, se seguirem as novas regras. O relator da matéria, senador Wellington Fagundes, do PR de Mato Grosso, listou uma série de vantagens deste mecanismo para evitar o desperdício de água potável e de dinheiro, além de prevenir o risco de falta de abastecimento. O senador lembrou que muitas vezes os usuários de banheiros públicos esquecem a torneira aberta e explicou que a tecnologia também evita a transmissão de micro-organismo, já que após lavar a mão o usuário não tem mais contato físico com o registro.
(Wellington) “Não resta dúvida quanto à importância ambiental, econômica e social do tema da proposição. De fato, o crescente déficit de água potável, que já afeta grande parte das médias e grandes cidades brasileiras, impõe medidas de restrição ao desperdício desse insumo essencial. As torneiras de banheiros públicos são particularmente sensíveis ao desperdício, uma vez que o usuário não é o responsável pelo pagamento da água que utiliza”
(Cardim) Antes de seguir para sanção presidencial, a proposta já aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado deve ser analisada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. Da Rádio Senado, George Cardim
PLC 51/2014