Comissão pede redução dos preços de hospedagem para realização do evento — Rádio Senado

Comissão pede redução dos preços de hospedagem para realização do evento

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL DECIDIU PEDIR À PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO QUE INTERCEDA, JUNTO À REDE HOTELEIRA DA CIDADE, PELA REDUÇÃO DOS PREÇOS DA HOSPEDAGEM. 

LOC: O OBJETIVO É PERMITIR A VINDA DA DELEGAÇÃO DO PARLAMENTO EUROPEU À CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, A RIO+20. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(REPÓRTER) Na terça-feira, o Parlamento Europeu anunciou que não vai enviar delegação à Rio + 20 por causa dos altos preços cobrados pelos hotéis da capital fluminense. Os europeus reclamaram dos valores: em média 600 Euros por dia, cerca de mil e quinhentos reais. O requerimento da Comissão deverá ser encaminhado ao prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para que intervenha junto à rede hoteleira no sentido de oferecer preços compatíveis com o de hotéis europeus. Caso não seja possível, que o prefeito ofereça, mediante aprovação do poder legislativo municipal, subsídio governamental para viabilizar a vinda da delegação do Parlamento Europeu. O requerimento foi apresentado pelo senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina. O senador Francisco Dornelles, do PP do Rio de Janeiro foi contra a proposta, afirmando que seria uma intromissão em um assunto da esfera privada

(FRANCISCO DORNELLES) Acho indevida intervenção do estado num problema de natureza privada, o preço de hotel é fixado pela lei da oferta e procura. Chega em Paris durante o Roland Garros, os preços sobem e em outras situações os preços diminuem. 

(REPÓRTER) O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, informou que o setor hoteleiro terá que explicar em audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto na Câmara dos Deputados os valores abusivos cobrados no Rio de Janeiro. 

(FERNANDO COLLOR) Acho que é fundamental nesse momento todos nós fazermos o esforço possível para que a rio mais 20 seja coroada de exito, é um trabalho que vem sendo feito com muito afinco pelo ministério das relações exteriores. 

(REPÓRTER) Collor lembrou que o presidente da Câmara, Marco Maia, informou que a Casa Legislativa não vai pagar as diárias de deputados em hotéis durante a Rio + 20.
10/05/2012, 02h41 - ATUALIZADO EM 10/05/2012, 02h41
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00