“A Casa dos Dois Amores”, um romance histórico sobre um amor jovem e contraventor
O Autores e Livros dessa semana conversa com Francine Cruz, autora de “A Casa dos Dois Amores”, um romance que apresenta o período do Regime Militar no Brasil nos 1960 e 1970 para o público jovem.
Na trama, dois jovens de realidades muito distintas se conhecem e se apaixonam. Após a morte do irmão mais velho, Felipe se vê obrigado a ingressar em um convento da ordem franciscana para realizar o sonho do pai doente. Em São Paulo, o protagonista se aproxima de movimentos sociais e se encanta pelas ideias comunistas. Ao mesmo tempo, por meio do trabalho na Igreja, conhece e se apaixona por Gabrielle, filha única de um general da ditadura.
Na entrevista, Francine Cruz fala também da sua participação nos coletivos de escritoras feministas Marianas, Vozes Escarlate e Mulherio das Letras.
O programa destaca também os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura, Rita Carelli e Antonio Xerxenesky, e os 50 anos de morte de Torquato Neto.
Autores presentes no programa: Rita Carelli, Antonio Xerxenesky, Alciomar Fonseca Neves Neto, Maxwell dos Santos, Torquato Neto, Ítalo Moriconi, Machado de Assis, Bocage e Davi Mourão-Ferreira.
Transcrição
1ª parte
OLÁ, SOU ANDERSON MENDANHA E BEM-VINDOS AO AUTORES E LIVROS.
NO PROGRAMA DE HOJE, DICAS DE LEITURA, A POESIA DE TORQUATO NETO E UMA ENTREVISTA SOBRE O LIVRO “A CASA DOS DOIS AMORES”, DA ESCRITORA FRANCINE CRUZ, UM ROMANCE HISTÓRICO SOBRE UM AMOR JOVEM E CONTRAVENTOR. VAMOS JUNTOS.
BG
A GENTE COMEÇA O AUTORES E LIVROS FALANDO DOS VENCEDORES DO PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA.
RITA CARELLI E ANTONIO XERXENESKY VENCERAM O PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA DE 2022. ELES SÃO AUTORES, RESPECTIVAMENTE, DE 'TERRAPRETA' E 'UMA TRISTEZA INFINITA' E VÃO RECEBER R$ 200 MIL REAIS CADA UM
RITA CARELLI, QUE TAMBÉM É ATRIZ, DIRETORA DE CINEMA E DE TEATRO E ILUSTRADORA, GANHOU COM TERRAPRETA (EDITORA 34), SEU ROMANCE DE ESTREIA. É A HISTÓRIA DE ANA QUE, DEPOIS DE UM ACONTECIMENTO TRAUMÁTICO, DEIXA A ROTINA DE ESTUDANTE EM SÃO PAULO PARA MORAR COM O PAI, ARQUEÓLOGO, NUMA ALDEIA DO ALTO XINGU.
JÁ ANTONIO XERXENESKY GANHOU NA CATEGORIA MELHOR ROMANCE DO ANO COM UMA TRISTEZA INFINITA (COMPANHIA DAS LETRAS). A HISTÓRIA É SITUADA NUMA CLÍNICA PSIQUIÁTRICA SUÍÇA DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA E TEM COMO PROTAGONISTA UM MÉDICO ADEPTO DA PSICANÁLISE QUE TENTA COMPREENDER A MELANCOLIA.
XERXENESKY CONCORREU COM ALINE BEI, ANDRÉA DEL FUEGO, FERNANDO BONASSI, MARIANA SALOMÃO CARRARA, MICHELINY VERUNSCHK, NATALIA BORGES POLESSO, NOEMI JAFFE, SILVIANO SANTIAGO E TATIANA SALEM LEVY.
SE VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE ESSE LIVRO, ACESSE NOSSO SITE - SENADO.LEG.BR/RADIO E CONFIRA A NOSSA DICA DE LEITURA. OU ENTÃO, OUÇA NO INSTAGRAM. BASTA USAR A #DICASAUTORESELIVROS.
BG
EM COMEMORAÇÃO AOS 10 ANOS DO E-BOOK MEIA-TAÇA DE CINZAS, COMPLETADOS EM 2021, O LIVRO GANHA SUA VERSÃO IMPRESSA.
O LIVRO MEIA-TAÇA DE CINZAS, DE ALCIOMAR FONSECA NEVES NETO, NASCE DA INQUIETUDE E VICISSITUDES COLOCADOS EM POEMAS COM MUITAS INFLUÊNCIAS DE NIETZSCHE E KIERKEGAARD.
A OBRA COMEÇA COM POESIAS SOBRE AS INQUIETAÇÕES DO AUTOR E TERMINA COM AS CONCLUSÕES, AS CINZAS. COM POEMAS CURTOS SOBRE A ANTIFRAGILIDADE DE NASSIM NICHOLAS TALEB, A NECESSIDADE DE CAOS E SUPERAÇÃO DE FRIEDRICH NIETZSCHE E CONCEITOS CIENTÍFICOS COMO CONTRIBUIÇÃO DAS CINZAS ESTELARES PARA A FORMAÇÃO DE LUZ NO UNIVERSO.
A VERSÃO IMPRESSA, PUBLICADA PELA EDITORA TREMEMBÉ, PODE SER ENCONTRADA COM O PRÓPRIO AUTOR EM SUAS REDES SOCIAIS E NO INSTAGRAM: @ALCIOMARNETO
ALCIOMAR FONSECA NEVES NETO É POETA, ATIVISTA CULTURAL, CRONISTA, SLAMMER, ADVOGADO E PARNAIBANO.
BG
VOCÊ CONHECE OS DESAFIOS PARA LANÇAR UM PRIMEIRO LIVRO NO MERCADO? O AUTOR MAXWELL DOS SANTOS CONTA ESSA HISTÓRIA NO E-BOOK “MEU RIM POR UMA RESENHA”.
ALÉM DOS DESAFIOS DO AUTOR PARA CONSEGUIR PUBLICAR SEU PRIMEIRO LIVRO, “MEU RIM POR UMA RESENHA” DISCUTE TAMBÉM A RELAÇÃO ENTRE AUTORES/EDITORAS COM PRODUTORES DE CONTEÚDO LITERÁRIO E O CAPACITISMO CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
O LIVRO MOSTRA AS DIFICULDADES DE UM INDÍGENA, COM PARALISIA CEREBRAL ENCONTRA PARA PUBLICAR UM LIVRO NO MERCADO DAS GRANDES EDITORIAS. NO LIVRO A PERSONAGEM VIVIANE BOTACIN, A ANTAGONISTA, COBRA ATÉ CINCO MIL REAIS DE CADA AUTOR OU EDITORA PARA QUE A OBRA SEJA RESENHADA.
LAERTE, O PROTAGONISTA AO TOMAR CONHECIMENTO DO VALOR COBRADO, ESCREVE UM POST EM SEU BLOG COM CRÍTICAS AO ELITISMO E PEDE UM OLHAR MAIS SENSÍVEL PARA OS AUTORES E EDITORES INDEPENDENTES.
QUER SABER MAIS DESSA HISTÓRIA? ENTÃO BAIXE GRATUITAMENTE O PDF DO LIVRO “MEU RIM POR UMA RESENHA” EM BIT.LY/MEURIMPORUMARESENHAPDF E COMPRAR, POR APENAS CINCO REAIS EM FORMATO KINDLE NA AMAZON.
BG
O ÚLTIMO DIA 10 DE NOVEMBRO MARCOU OS 50 ANOS DA MORTE DE TORQUATO NETO, POETA QUE FOI DESTAQUE NO MOVIMENTO TROPICALISTA E QUE COMETEU SUICÍDIO AOS 28 ANOS, EM 1972.
NASCIDO EM TERESINA, PIAUÍ, EM 1944, TORQUATO NETO FOI POETA, COMPOSITOR, JORNALISTA, ATOR E CINEASTA. EM 1961, FOI PARA SALVADOR, ONDE CONHECEU GILBERTO GIL, CAETANO VELOSO E GAL COSTA. POSTERIORMENTE, NO RIO DE JANEIRO, FORMOU COM ESTES E OUTROS ARTISTAS COMO CAPINAM E TOM ZÉ O MOVIMENTO TROPICALISTA, O QUAL FUNDIA REFERÊNCIAS DE DIFERENTES GÊNEROS MUSICAIS DIVERSOS COMO A BOSSA NOVA, O ROCK E RITMOS REGIONAIS.
SEUS POEMAS DEMONSTRAM GRANDE LIBERDADE DE PENSAMENTO E DE FORMA. FOI AUTOR DE LETRAS COM COLEGAS DO TROPICALISMO E TEVE POEMAS DE SUA AUTORIA TRANSFORMADOS EM MÚSICA, COMO FOI O CASO DA CANÇÃO “GO BACK”, DOS TITÃS, COMPOSTA A PARTIR DE UM POEMA DE TORQUATO ESCRITO EM 1971.
PARA HOMENAGEAR TORQUATO NETO, A EDITORA CÍRCULO DE POEMAS LANÇA “O FATO E A COISA”, ÚNICO LIVRO ORGANIZADO EM VIDA PELO POETA. ESTA EDIÇÃO TRAZ NA ÍNTEGRA O LIVRO, ALÉM DE UMA SELEÇÃO DE OUTROS POEMAS DE JUVENTUDE FEITO A PARTIR DE PESQUISA NO ACERVO TORQUATO NETO, NO PIAUÍ, POR THIAGO E, QUE ASSINA TAMBÉM O POSFÁCIO DO LIVRO. A ORELHA É DE REINALDO MORAES. O LIVRO TRAZ TAMBÉM ARQUIVOS EXCLUSIVOS DE SEUS POEMAS ESCRITOS À MÃO, ALGUMAS RASURAS E IMAGENS DO POETA.
E SE VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE A VIDA DE TORQUATO NETO, A GENTE RECOMENDA TORQUATO NETO – ESSENCIAL, DE ÍTALO MORICONI, PUBLICADA PELA AUTÊNTICA, OBRA QUE OFERECE UMA AMOSTRA DO ESSENCIAL NA OBRA DE TORQUATO, REUNIDA A PARTIR DE DIFERENTES FONTES COMO JORNAIS DA GRANDE IMPRENSA E DA IMPRENSA ALTERNATIVA, CADERNOS PESSOAIS, MANUSCRITOS, ENTRE OUTROS.
EU ENCERRO ESSE BLOCO COM O POEMA “PRA DIZER ADEUS”, NA VOZ DE RAQUEL TEIXEIRA.
BG (PRA DIZER ADEUS EDU LOBO INSTRUMENTAL)
TÉC: RAQUEL - POEMA ADEUS – 28”
ADEUS
VOU PRA NÃO VOLTAR
E ONDE QUER QUE EU VÁ
SEI QUE VOU SOZINHO
TÃO SOZINHO AMOR
NEM É BOM PENSAR
QUE EU NÃO VOLTO MAIS
DESSE MEU CAMINHO
AH, PENA EU NÃO SABER
COMO TE CONTAR
QUE O AMOR FOI TANTO
E NO ENTANTO EU QUERIA DIZER
VEM
EU SÓ SEI DIZER
VEM
NEM QUE SEJA SÓ
PRA DIZER ADEUS.
2ª parte
AUTORES E LIVROS DE VOLTA, SOU ANDERSON MENDANHA, E VOCÊ ACOMPANHA AGORA A ENTREVISTA DA SEMANA.
TEC. VI - AUTORES E LIVROS_ENTREVISTA
TEC. ENTREVISTA FRANCINE CRUZ – EDITADA – 14’14”
BG
E VAMOS DE MAIS POESIA, POESIA QUE SEMPRE É DESTAQUE NO AUTORES E LIVROS. HOJE, O ENCANTOS DE VERSOS TRAZ POEMAS SOBRE O CIÚME.
TEC: PGT - ENCANTOS DE VERSOS – CIÚME – 5’00”
ESSE FOI O ENCANTOS DE VERSOS PRODUZIDO E APRESENTADO POR MARLUCI RIBEIRO.
BG
E O AUTORES & LIVROS VAI FICANDO POR AQUI. OBRIGADO PELA SUA COMPANHIA. CONVIDO VOCÊ A OUVIR AS EDIÇÕES ANTERIORES NO NOSSO SITE - SENADO.LEG.BR/RADIO E NOS TOCADORES DE PODCAST COMO SPOTIFY, GOOGLE E ITUNES.
LÁ VOCÊ ENCONTRA TAMBÉM O AUTORES E LIVROS DOSE EXTRA, QUE TODA SEMANA TRAZ UM CONTEÚDO EXCLUSIVO PRA VOCÊ. NA EDIÇÃO DESSA SEMANA UMA CONVERSA COM FERNANDA DE OLIVEIRA, AUTORA DE DIVERSOS LIVROS INFANTIS, SENDO O MAIS RECENTE “A PONTE”, UM LIVRO MUSICAL E INTERATIVO QUE NARRA, EM DUAS VERSÕES, UMA BONITA HISTÓRIA DE AMIZADE ENTRE UM SENHOR E UM MENINO.
O AUTORES & LIVROS DE HOJE TEVE APRESENTAÇÃO DE ANDERSON MENDANHA, PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E KEULE TORRES E TRABALHOS TÉCNICOS DE JOSEVALDO SOUZA.
ATÉ A PRÓXIMA. BOA LEITURA!