Estilo

Siglas

Grafia

 

Escreva com todas as letras maiúsculas:

  • siglas com até três letras: PF, BC, ONU, OAB, ILB, DRU, CPI, USP;
  • siglas cujas letras são soletradas: BNDES, INSS, CPMF, CPMI, DNER.

 

Use apenas a inicial maiúscula:

  • quando a sigla tiver mais de três letras e for pronunciada como palavra: Secom, Seep, Detran, Senatran, Petrobras, Embrapa, Unesco, Dataprev.

Uso misto:
  • siglas com formação mista, isto é, quando parte da sigla for soletrada e parte for pronunciada como palavra: as letras soletradas ficam em caixa alta e a parte que é pronunciável fica em caixa baixa: ICMBio, Dger, Hran, Cnen, Cfem, Cnen, CTNBio, Dnit.

 

Algumas siglas fogem às regras. Respeite a forma consagrada em casos como UnB, ProJovemLexML, CNPq, ProInfo, MoMA, DPVAT,  CCSivam.

 

Não use pontos entre as letras da sigla: EUA, e não E.U.A.

Para o formar o plural, acrescente um s minúsculo: CPIs. Não use apóstrofo: CPI’s.


Uso

 

1. Use apenas siglas conhecidas. As que não forem de uso amplo devem ser evitadas. É o caso de MMA para Ministério do Meio Ambiente, Mdic para Ministério do Desenvolvimento, Seppir para Secretaria da Igualdade Racial.

 

Dados apresentados por Mário Theodoro, secretário-executivo da Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), confirmam que a violência contra negros se agrava nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde ocorre um aumento acentuado de homicídios de jovens negros.

 

O projeto (PLC 79/2011) que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais.

 

O projeto (PLC 79/2011) que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais.

 

2.  Mesmo as siglas conhecidas devem ser usadas com cautela, sem excessos.

 

3. As siglas de comissões do Senado devem sempre ser usadas. Evite-as, sempre que possível, nos títulos.

 

Audiência na CRE discutirá tratado de cooperação amazônica

Bastaria: Audiência discutirá tratado de cooperação amazônica

 

CCJ vota aumento de pena por exploração sexual de crianças

Seria melhor: Comissão vota aumento de pena por exploração sexual de crianças

 

4. Em títulos, as siglas podem ser um bom recurso para o espaço reduzido. Cuidado, porém, com o excesso delas.

 

Senadores do RJ e ES vão ao Supremo defender liminar

Texto prevê farmacêutico em postos do SUS

Delinquência juvenil cai nosEUA há dez anos

Senadores discutem adoção de mecanismo idealizado pela ONU

Jucá pede à PF que resgate garimpeiros em reserva ianomâmi

 

Substitutivo de Aécio sobrePEC das MPs gera polêmica na CCJ

Segundo BC, déficit ficará abaixo de 2% doPIB em 2013

 

5. Algumas siglas podem ter mais de um significado. MP, por exemplo, pode significar medida provisória e Ministério Público. Fique atento para não causar dúvidas ou ambiguidade.

 

Desdobramento

Na primeira ocorrência, escreva o significado da sigla por extenso e a coloque, a seguir, entre parênteses.

 

Presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, a ­comissão de 17 juristas responsável pelo anteprojeto do novo Código Penal examinou mais de 6 mil sugestões de cidadãos.

 

Veja a lista de siglas que podem ser usadas sem desdobramento.

 

Gênero

Cuidado com o gênero da sigla! Observe a primeira palavra a partir da qual a sigla foi formada para saber se a concordância é com o masculino ou o feminino.

 

De acordo com o pacto, governos federal, estadual e municipal, articulados, precisam melhorar 14 indicadores sociais previamente definidos pela Unicef.

 

De acordo com o pacto, governos federal, estadual e municipal, articulados, precisam melhorar 14 indicadores sociais previamente definidos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

 

Siglas estrangeiras

Explique as siglas estrangeiras, em vez de traduzi-las literalmente. Por exemplo, “o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos”,“a ETA, a organização terrorista basca”,  “a KGB, a antiga polícia secreta soviética”.

 

A decisão do Copom ocorreu no mesmo dia em que o Federal Reserve (FED, o banco central norte-americano) cortou o juro básico nos Estados Unidos em 0,5 ponto percentual, para 1% ao ano.

 

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cobrou a implementação da reforma tributária, com corte de impostos, ressaltando que a economia não pode ficar à mercê de decisões tomadas por outros países, como a medida anunciada pelobanco central dos Estados Unidos (FED) de comprar US$ 600 bilhões em títulos do governo em mãos de instituições financeiras privadas.

 

A polícia federal norte-americana (FBI) afirma que os menores representaram 16% de todas as prisões e estiveram envolvidos em 16% de todos os crimes violentos de 2004.

 

Magno Malta mencionou ainda visita ao Federal Bureau of Investigation (desnecessário)FBI, a polícia federal norte-americana, onde conheceu técnicas de combate ao crime, até mesmo na preparação dos agentes.

 

A tecnologia escolhida pela PF, adotada também pelo FBI (a PF americana), pela Interpol e outros países, já é usada para as informações criminais, de estrangeiros, de passaportes e dos funcionários da própria corporação.

 

No caso do Banco Mundial, por exemplo, evite usar Bird, a sigla oficial. É mais claro dizer Banco Mundial. O BID deve ser tratado como Banco Interamericano de Desenvolvimento, para evitar dúvidas.



Partidos
O partido e o estado do parlamentar devem ser indicados logo após a primeira referência a ele.
Useparênteses e hífen para indicar o partido e o estado de parlamentares.

 

Na audiência pública pelo aniversário de seis anos da Lei Maria da Penha, ontem, as senadoras Ana Rita (PT-ES) e Marta Suplicy (PT-SP) cobraram mais avanços na aplicação da lei.

 

Se o partido já foi informado ao longo do texto, o estado deve vir depois do nome, entre parênteses.

 

A avaliação é dos líderes do PMDB e do PT no Senado, Eunício Oliveira (CE) e Wellington Dias (PI).

 

Rodrigo Rollemberg (DF), líder do PSB, também criticou a possibilidade de um movimento contra o procurador-geral.


Não é necessário usar a sigla partidária para ex-parlamentares. Avalie, no entanto, se a informação é relevante.

Às 10h30, haverá cerimônia de colocação do retrato do ex-senador e atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, na galeria de ex-presidentes da CMA.


Para os presidentes do Senado e da Câmara e membros da Mesa, o partido só é citado quando atuam na condição de senador ou deputado, ou seja, apresentando projeto ou fazendo discurso.

Veja a diferença:

Na matéria a seguir, Sarney propõe projeto de decreto legislativo. Atua, portanto, como senador e, assim, há indicação de seu partido:

 

A proposta do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de realizar um plebiscito nacional sobre o comércio de armas de fogo foi apresentada ontem no Plenário.

 

Já nos exemplos abaixo, ele atua como presidente do Senado e, então, o partido não foi indicado:

 

O presidente do Senado, José Sarney, recebeu ontem representantes do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (ligado à Presidência da República) e de entidades de defesa da educação e da igualdade racial.

 

Para o presidente do Senado, José Sarney, as comissões contribuem para a produção de leis mais consensuais e com qualidade ainda mais refinada.

 

 

 

 

 


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.