Sobre o Manual
O Manual de Comunicação da Secom, oficializado pelo Ato da Comissão Diretora 18/2012, é resultado de um dos projetos do Planejamento Estratégico 2010–2018.
A elaboração foi dos grupos de trabalho setoriais e intersetoriais, instituídos pela Portaria da Diretoria-Geral 42/2011, além das contribuições de colaboradores.
A plataforma virtual foi desenvolvida pela equipe de Tecnologia da Informação da Secom.
Em 2024, foi publicada a primeira versão impressa do manual, disponível para compra pelo site da Livraria do Senado a preço de custo.
Saiba aqui como foi o trabalho.
O manual é gerido pela Editoria de Qualidade e atualizado de acordo com regras específicas.
A Editoria de Qualidade é composta por servidores de diversas áreas da Secom:
Diretoria de Jornalismo: Fernanda Vidigal
Assessoria Técnica da Secom: Valter Rosa
Agência Senado: André Falcão
Rádio Senado: Leila Herédia
TV Senado: Thiago Tibúrcio
Secretaria de Relações Públicas: Juliana Borges
Núcleo de Divulgação Digital Interna: Adriano Kakazu
Assessoria de Imprensa: Ester Monteiro
Núcleo de Mídias Sociais: Tarso Rocha
Em caso de dúvida sobre o conteúdo do manual, escreva para manual@senado.leg.br
É importante informar que a caixa de mensagens é exclusiva para dúvidas sobre o Manual de Comunicação da Secom.
O canal de comunicação oficial entre o Senado e a população é a Ouvidoria, seja para solicitar informação ou para enviar elogio, dúvida ou crítica. Por meio desse canal, são recebidos diversos tipos de manifestações a respeito do Senado, dos senadores e do Congresso Nacional. Todas são registradas e encaminhadas aos setores competentes a fim de que seja adotada a medida mais adequada para a solução de cada caso.