Pós do ILB fortalece quadro do Senado, garante Fernando Meneguin

Objetivo do curso, iniciado na última semana, é desenvolver as competências dos servidores que atuam na área jurídica ou no assessoramento à elaboração de atos normativos.
16/10/2023 15h02

Após aula magna da ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Edilene Lôbo, na última quinta-feira (5), começou na semana seguinte, de fato, a pós-graduação lato sensu em Poder Legislativo e Direito Parlamentar do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).

Em sua quarta edição, o curso conta com 45 alunos, sendo 41 do Senado e quatro da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O objetivo é desenvolver as competências dos servidores que atuam ou pretendem atuar na área jurídica ou no assessoramento à elaboração de atos normativos primários. E trará ganhos evidentes ao Senado e a Câmara Distrital, aposta o diretor-executivo do ILB, Fernando Meneguin. 

“Na pós teremos várias disciplinas que ajudarão bastante no trabalho no Senado, no processo legislativo, avaliação de políticas públicas, avaliação de impacto de normas. Tudo isso os alunos vão estudar e tenho certeza que voltará em grande peso para a própria instituição, que já tem um corpo extremamente capacitado e continuamos trabalhando para provermos um trabalho melhor para a sociedade, um pessoal cada vez mais capacitado”, afirmou Meneguin. 

O curso tem um conteúdo programático dividido em três módulos: módulo 1 - Formação Básica (152h) ; módulo 2 - Formação Complementar 1 - Processo Legislativo (148h); módulo 3 - Formação Complementar 2 - Atuação no Parlamento (60h). Ao todo a pós-graduação soma 360h com encontros nas segundas e sextas, das 8h às 12h, e às quintas-feiras, de forma quinzenal, das 18h às 22h. Acesse a programação completa do curso aqui. 

Aula inaugural - na abertura desta Pós-Graduação, na quinta-feira (5), a ministra do TSE, Edilene Lôbo, foi aplaudida de pé pelas mais de 100 pessoas presentes no auditório Antonio Carlos Magalhães, do Senado.

Sua exposição foi focada na reflexão sobre igualdade e equidade. Primeira ministra negra da Corte, Edilene Lobo aproveitou o aniversário de 35 anos da Constituição federal para discorrer sobre o desafio de fazer valer, por exemplo, o artigo 3º da Carta, que traz os objetivos fundamentais da República, entre eles o de erradicar a pobreza, reduzir desigualdades e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.