LegisCon promove debate com especialista sobre Poder Legislativo Municipal

2022-11-14 16:45
LegisCon promove debate com especialista sobre Poder Legislativo Municipal

Professor Pérsio Henrique em conversa com o advogado do Senado Federal, Dr. Edvaldo Fernandes da Silva.

 

O ILB/Interlegis está realizando no período de  7/11 a 5/12, a primeira turma-piloto do curso “Legislativo em Contexto” (LegisCon). Com aulas assíncronas e encontros presenciais uma vez na semana, o curso  tem por objetivo compartilhar temas e práticas para transformar a atuação parlamentar nos âmbitos municipais e estaduais, bem como aprofundar a atuação de  assessores legislativos, gestores e servidores de câmaras. O curso foi elaborado para ser apresentado em quatro módulos: Módulo I: Poder Legislativo Municipal; Módulo II: Gestão Pública, Controles e Avaliação de Políticas Públicas; Módulo III: Tributação, Finanças Públicas e Captação de Recursos Federais e Módulo IV: Políticas Públicas Municipais.
Na sexta passada aconteceu o encerramento do Módulo I e o primeiro encontro com o especialista, o servidor do Senado e advogado Edvaldo Fernandes da Silva, com condução do professor-tutor, o servidor Pérsio Henrique Barroso. Os desafios e oportunidades da representação política, limites do papel do vereador, obrigatoriedade do voto, desinteresse político e dúvidas sobre os instrumentos de controle foram alguns temas tratados.
Falando sobre o Legiscon, Edvaldo Fernandes afirmou que a iniciativa é de fundamental importância para fortalecer a Democracia:
“Se olharmos experiências de sucesso em outros países, a Democracia evolui ao longo do tempo. A corrupção, por exemplo, não é um problema resolvido à canetada. É necessário construir uma cultura cívica, de cidadania e respeito”.
Pérsio Barroso também falou um pouco sobre a importância da experiência que o curso irá promover: “É sempre importante reforçar o papel da Democracia, o papel da representação política, especialmente em momentos de crise, de mudança política, de eleição e de renovação. É importante que o Senado cumpra esse papel, e já cumpre muito bem, com o Programa Interlegis,  em sua missão de levar conhecimento, expertise e a experiência da Casa como órgão do Legislativo para aprofundar o debate e levar educação de qualidade para as Assembleias Legislativas e para as Câmaras Municipais”.

 

A íntegra do evento está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lC8HjqCiBA0

Texto: Priscilla Burmann

Supervisão: Débora Pais