Senado celebra 40 anos da Associação Nacional dos Defensores Públicos em sessão solene

Criada em 3 de julho de 1984, a Anadep representa quase 7 mil defensores públicos em todas as unidades da Federação. O requerimento de realização da sessão é de autoria de Rodrigo Pacheco.
11/07/2024 16h53

Brasília - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu, nesta quinta-feira (11), sessão especial destinada à celebração dos 40 anos de fundação da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (Anadep). Na abertura do encontro, o senador parabenizou a entidade pelo trabalho realizado ao longo de quatro décadas.

"Por meio de sua atuação, a associação tem lutado por melhores condições de trabalho e promovido a valorização e o aperfeiçoamento das defensoras e dos defensores públicos, ao mesmo tempo em que busca promover os direitos humanos e o fortalecimento da ampla defesa, judicial e extrajudicial, integral e gratuita”, disse o presidente do Senado.

Criada em 3 de julho de 1984, a Anadep representa quase 7 mil defensores públicos em todas as unidades da Federação. O requerimento de realização da sessão é de autoria de Rodrigo Pacheco.

'Quero aqui deixar minhas congratulações a todas as defensoras e a todos os defensores públicos, que, com dedicação, competência e empatia, fazem a diferença na vida de milhões de brasileiros. Seu trabalho transcende os processos jurídicos; é um verdadeiro serviço à cidadania, à democracia e à construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, acrescentou o senador.

Rodrigo Pacheco destacou ainda o papel fundamental da Defensoria Pública no Direito brasileiro. "A Defensoria Pública é uma instituição indispensável, porquanto garante o acesso à justiça àqueles que, de outra forma, estariam à margem do sistema jurídico. Este compromisso com a justiça social é a essência do trabalho das defensoras e dos defensores públicos. Sua atuação garante que um dos direitos mais fundamentais, que é o acesso à justiça, seja efetivamente protegido e respeitado”, disse Pacheco.

Participaram do encontro o presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, a presidente da Anadep, Rivana Barreto Ricarte de Oliveira, o ex-presidente da Anadep André Luiz de Felice Souza, além do presidente do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais e Defensor Público-Geral do Estado de Roraima, Oleno Matos. A presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Minas Gerais, Marolinta Dutra, e representantes da categoria e de representações internacionais.