Rodrigo Pacheco cobra empenho do Itamaraty na aquisição de mais vacinas

Pacheco solicitou ao ministro Ernesto Araújo, que participou da sessão de debates no Plenário virtual da Casa, informações sobre a atuação da pasta no combate à pandemia.
24/03/2021 19h32

Em esforço para contribuir na ampla vacinação da população brasileira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), cobrou, nesta quarta-feira (24), empenho do Ministério das Relações Exteriores (MRE) nas negociações internacionais para a obtenção de vacinas contra a Covid-19. Pacheco solicitou ao ministro Ernesto Araújo, que participou da sessão de debates no Plenário virtual da Casa, informações sobre a atuação da pasta no combate à pandemia.

Pacheco solicitou ao ministro Ernesto Araújo, que participou da sessão de debates no Plenário virtual da Casa, informações sobre a atuação da pasta no combate à pandemia.

“Precisamos conhecer melhor a contribuição do ministério das Relações Exteriores, no seu campo de atuação, aos esforços para a obtenção das vacinas de que tanto necessitamos. Serão de grande utilidade, para a orientação dos nossos trabalhos, informações sistematizadas acerca do andamento das negociações conduzidas pelo ministério junto aos nossos parceiros internacionais”, disse Rodrigo Pacheco, ao iniciar a sessão.

Desde que assumiu a presidência do Congresso Nacional, em fevereiro, Rodrigo Pacheco trabalha na busca de soluções para amenizar os impactos negativos da pandemia na vida dos brasileiros. Na esfera internacional, o senador solicitou à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris - que acumula a presidência do Senado americano -, a autorização para o Brasil comprar doses de vacinas que estão estocadas, e ainda sem previsão de utilização, no país.
Pacheco ressaltou que a medida “pode ser parte de uma estratégia que nos ajudará a sair do caos e do sofrimento em que nos encontramos”. O pedido também foi protocolado no Itamaraty. O governo norte-americano ainda não se pronunciou sobre a solicitação.

Com cerca de 5% da população vacinada com a primeira dose, o Brasil registrou, nesta quarta-feira (24), mais de 300 mil mortes pelo novo coronavírus.

“Atingimos o ápice da crise e nos aproximamos do número total de 300 mil brasileiros mortos. É do conhecimento de todos o fato de que o fornecimento das vacinas, no Brasil, está aquém do esperado. Isso nos colocou em situação de extrema vulnerabilidade”, afirmou Pacheco.