Pacheco lidera articulação para a aquisição de mais vacinas e insumos aos estados

Destaques da Semana - Presidência do Senado 22 a 26 de março de 2021
26/03/2021 14h35

A vacinação em larga escala contra a Covid-19 continua sendo uma das pautas prioritárias do Legislativo brasileiro. Nesta semana, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), assumiu o papel de interlocutor dos governadores no comitê de gestão de enfrentamento à pandemia, grupo instituído e coordenado pelo Executivo, que tem como objetivo organizar ações efetivas de atendimento à população entre os municípios, estados e Poderes da República. As principais necessidades dos Estados, como aquisição de mais vacinas e insumos para o atendimento da população contaminada pelo vírus, foram conhecidas por Rodrigo Pacheco em reunião na manhã de sexta-feira (26) e serão levadas ao novo grupo de trabalho na próxima segunda-feira (29), em encontro que acontecerá no Palácio do Planalto com as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido); do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; e representante do judiciário.

Destaques da Semana 08

Ainda sobre a pandemia, o Congresso Nacional aprovou, na quinta-feira (25), a Lei Orçamentária Anual 2021, que garante, entre as obrigações orçamentárias, recursos para a aquisição de mais vacinas (R$ 22 bilhões) e para a continuidade do desenvolvimento e pesquisa da vacina contra o novo coronavírus brasileira (R$ 200 milhões). A destinação de recursos ocorre no momento em que a curva de contaminação e óbitos está em elevação e a taxa de vacinação ainda é muito baixa. Nesta semana, o Brasil superou os 300 mil óbitos pelo vírus.

O Plenário do Senado abrigou discussões acerca do andamento das ações de combate à Covid-19. Na quarta-feira (24), o Plenário recebeu o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que foi questionado pelos senadores sobre a atuação do Itamaraty nas negociações com empresas internacionais que fornecem insumos para a produção de imunizantes e materiais hospitalares. Na terça-feira (23), a Casa realizou sessão com os representantes de laboratórios e entidades que fornecem vacinas para o Brasil. A eficácia dos produtos comercializados e o cronograma de entrega das doses dominaram o debate. Participaram do encontro virtual as farmacêuticas Pfizer, Janssen, União Química e Precisa Medicamentos; além do Instituto Oswaldo Cruz – FioCruz, Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas – ABCVC e a empresa produtora de oxigênio Messer Gases Brasil.

Ainda na terça, o presidente do Senado participou do seminário on-line “Desafios para o Brasil pós-pandemia”, promovido pelo jornal Correio Braziliense. No evento, Pacheco reafirmou o compromisso do Congresso com a análise das reformas Administrativa e Tributária como instrumentos necessários para a retomada do crescimento econômico.