Eunício defende reforma política e alerta que Brasil precisa de um novo modelo político-eleitoral

Boletim da Semana Nº 04. De 13 a 17 de março de 2017.
17/03/2017 11h30

Durante a última semana, o presidente do Senado, Eunício Oliveria (PMDB-CE), defendeu que o Congresso Nacional agilize a implementação de mudanças no atual modelo político-eleitoral brasileiro. Para o presidente do Senado a reforma política precisa tocar em temas fundamentais como o financiamento de campanha.

Na última quarta-feira (15), Eunício Oliveira foi ao Palácio do Planalto discutir a reforma em reunião convocada pelo presidente da República, Michel Temer, com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O presidente do Senado explicou que, na reunião, houve convergência em torna da adoção da chamada lista fechada. Por este modelo, o eleitor vota numa lista elaborada pelo partido e não diretamente no candidato.  A ideia é criar mecanismos de controle para viabilizar uma nova forma de financiamento de campanhas políticas.

No Plenário do Senado, Eunício Oliveira conduziu a aprovação do projeto que veda a limitação da franquia no consumo dos planos de internet banda larga fixa. A proposta altera o Marco Civil da Internet e seguiu para a análise da Câmara dos Deputados. Os senadores também aprovaram e enviaram para sanção o projeto que reabre o prazo para a repatriação de ativos enviados ao exterior de forma irregular.

Em um encontro histórico para o Brasil, o presidente do Senado, ainda se reuniu, na quinta-feira (16), com o xeique príncipe Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, ministro de negócios estrangeiros e cooperação internacional dos Emirados Árabes Unidos. Durante a visita, o príncipe anunciou a assinatura de ato que acaba com a exigência de visto turístico para brasileiros.  Na reunião foram discutidos ainda a possibilidade de incremento das relações comerciais e das oportunidades de negócios entre o Brasil e os Emirados Árabes.

Em outro encontro durante a semana, o presidente do Senado reuniu o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o governador do Ceará, Camilo Santana, no gabinete da presidência e anunciou um reforço de recursos para obras de infraestrutura na área de recursos hídricos no estado. Euníco Oliveira anunciou a liberação de R$ 63,2 milhões para ampliar oferta de água no Ceará.

 

Reforma Política | Retomada do crescimento econômico | Brasil e Emirados Árabes Unidos | Legislativos Estaduais

Setor pesqueiro | Recursos para o Ceará | Banda larga fixa | Nova repatriação | Ajuda para o Rio Grande do Sul

 

Imagens da Semana