Eunício abre sessão que comemora os 80 anos da UNE

Eunício destacou a importância da entidade que representa seis milhões de estudantes de todos os estados e do Distrito Federal.
10/08/2017 10h55

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), abriu nesta quinta-feira (10) a sessão solene do Congresso Nacional que comemora os 80 anos de fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE). A homenagem à entidade atendeu a requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Eunício abre sessão que comemora os 80 anos da UNE. Foto: Jane de Araújo

Eunício destacou a importância da entidade que representa seis milhões de estudantes de todos os estados e do Distrito Federal.

“A sessão solene desta manhã mostra o inegável valor dessa entidade de onde surgiram inúmeras lideranças políticas expressivas, muitas das quais estão aqui presentes para honrar suas origens e que, como eu, participaram como protagonistas das lutas ao longo de seus 80 anos de existência sobretudo em momentos cruciais para o destino do país.

Pode-se dizer que a UNE, muitas vezes, foi escola. Uma escola dentro da escola, a UNE capitaneou, nos meios estudantis, a resistência contra a intolerância e a exceção por décadas e em várias oportunidades”, afirmou Eunício.

O presidente do Senado destacou ainda a história da entidade que sempre buscou uma sociedade mais igualitária.

“A UNE sempre esteve antenada com a problemática social e pronta para o debate aberto e democrático com todas as frentes possíveis.

Em função da sua ação se desenvolver primariamente no seio das instituições de ensino superior, com constantes debates promovidos para tratar de temas da atualidade,

A UNE possui linhas de pensamento organizadas em torno de importantes autores que se debruçaram sobre o fenômeno social, econômico e histórico. Isso indica que ela sempre deve ser ouvida quanto a temas de relevância para a sociedade brasileira”, disse Eunício.