Associação de Portadores de Câncer pede urgência em projeto que susta Portaria do Ministério da Saúde

Nesta quinta-feira (9), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu a deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) e representantes da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), que pediram urgência para apreciação do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 42/2015 em Plenário.
09/11/2017 19h15

Nesta quinta-feira (9), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu a deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) e representantes da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), que pediram urgência para apreciação do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 42/2015 em Plenário. A deputada é a autora da matéria que susta dispositivo da Portaria 1253/2013 do Ministério da Saúde, que restringe a oferta de mamografia para rastreamento do câncer de mama.

DepCarmen_Zanoto

Segundo Carmem Zanotto, a Portaria determinou que o procedimento passe a ser financiado pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) apenas quando realizado em mulheres entre 50 e 69 anos de idade, o que dificulta a detecção precoce da doença. A deputada argumentou ainda que a norma contraria a Lei 11664/2008 que garante a realização de exame mamográfico, no Sistema Único de Saúde, a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade.

O PDS 42/2015 foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), no dia 1º de novembro, com pedido de urgência e encaminhado para análise no Plenário do Senado.