Prêmio Nobel da Paz declara apoio à PEC do Fundeb

A pedido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) recebeu, nesta quinta-feira (17), no gabinete da Presidência, Kailash Satyarthi, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2014.
17/10/2019 17h55

A pedido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) recebeu, nesta quinta-feira (17), no gabinete da Presidência, Kailash Satyarthi, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2014. O indiano, que realiza ativismo na área dos direitos das crianças e adolescentes, declarou apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2019, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), uma das principais fontes de financiamento da educação no país.

Nobel_2019

De autoria de Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, a PEC garante a permanência do Fundeb, que tem o fim do período de vigência em 2020. Rodrigues disse que Satyarthi declarou apoio para a tramitação urgente e imediata da proposta. “O Senado fica honrado com a visita de Satyarthi porque ele é uma referência mundial na luta pela universalização pelo direito à educação para todas as crianças”, destacou ele.

Além disso, propõe a implementação do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi), a oferta de educação em tempo integral em no mínimo 50% das escolas públicas, a política de valorização dos profissionais da educação básica e a destinação de 10% do Produto Interno Bruno (PIB) para a educação pública.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) também participou do encontro.