Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado Federal

Destaques da Semana do presidente Davi Alcolumbre - Edição nº 01, de 01 a 08 de fevereiro de 2019
08/02/2019 10h20

O senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) foi eleito presidente do Senado Federal com 42 votos de senadores reunidos no Plenário no sábado (2). Foram mais de 15 horas de debates divididos em duas sessões para que os parlamentares definissem o comando da Casa Legislativa. Davi vai comandar os trabalhos legislativos durante o biênio 2019 – 2020. Para o novo presidente, a vitória dele representa não só a confiança dos demais senadores, mas também reflete o sentimento de mudança manifestado nas urnas pelo povo brasileiro.

Destaques da Semana do presidente Davi Alcolumbre - Edição nº 01, de 01 a 08 de fevereiro de 2019. Foto: Pedro França

Como presidente do Senado, Davi Alcolumbre é também presidente do Congresso Nacional. Na segunda-feira (4), ele conduziu a abertura da 56ª Legislatura no plenário da Câmara dos Deputados. Durante a sessão, Davi destacou que as questões que envolvem a segurança social, política e jurídica devem ser tratadas em sintonia com a realidade, em prol de toda a sociedade e do respeito ao princípio constitucional da harmonia e independência entre os Poderes.

Sobre a reforma da Previdência e o pacote anticrime, as primeiras grandes matérias que o governo recém-empossado vai enviar ao Congresso Nacional, Davi Alcolumbre anunciou que vai agilizar a votação das propostas assim que chegarem ao Senado. Durante a semana, ele recebeu, na residência oficial, os ministros Sérgio Moro, da Justiça, para discutir as medidas de segurança pública, e Paulo Guedes, da Economia, para falar sobre a Previdência. O presidente acredita que a reforma será priorizada no Congresso.

O presidente do Senado considera fundamental aprovar a reforma da Previdência para que o Brasil tenha condições e sustentabilidade de preservar as gerações futuras. Após ouvir diversos senadores, Davi decidiu criar uma comissão especial que garanta agilidade na votação e se comprometeu a promover uma ampla discussão com senadores, representantes do governo e da sociedade civil para aprimorar a proposta.

Na quarta-feira (6), o presidente conduziu a reunião preparatória na qual os senadores elegeram, com 72 votos, os demais integrantes da Comissão Diretora. Além do presidente, compõem a Mesa: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. O mandato é de dois anos. A eleição aconteceu por meio de chapa única, pois os partidos já haviam fechado acordo para distribuição dos cargos entre cada legenda. O entendimento foi possível graças às conversas articuladas por Davi Alcolumbre com parlamentares de todos os partidos.

Na opinião do presidente, foi graças a esse intenso diálogo que a Comissão Diretora conseguiu reunir 11 partidos políticos e, dessa maneira, todos as bancadas poderão participar das reuniões da Mesa e de líderes, quando são definidas votações e o andamento dos trabalhos.

 

Eleição para presidente do Senado | Sentimento de mudança | Abertura dos Ano Legislativo | Aliado do Senado da República

Ministro da Justiça | Ministro da Economia | Eleição da Comissão Diretora | Pacificação do Senado Federal