“Eu sou aliado do Senado da República, eu quero ajudar o Brasil”, diz presidente Davi

Nesta segunda-feira (4), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), afirmou que vai dar celeridade à votação da reforma da Previdência e do pacote anticorrupção propostos pelo Executivo assim que chegarem ao Senado.
04/02/2019 18h20

Nesta segunda-feira (4), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), afirmou que vai dar celeridade à votação da reforma da Previdência e do pacote anticorrupção propostos pelo Executivo assim que chegarem ao Senado. As duas matérias constaram da mensagem presidencial enviada ao Congresso Nacional durante a sessão solene para abertura da 1ª sessão legislativa da 56ª Legislatura.

“Eu sou aliado do Senado da República, eu quero ajudar o Brasil”, diz Alcolumbre. Foto: Jonas Pereira

“Eu sou aliado do Senado da República, eu quero ajudar o Brasil, vou ajudar o governo na função de presidente do Senado Federal”, enfatizou Davi Alcolumbre ao informar que pretende organizar duas comissões especiais de senadores para acompanhar as discussões da reforma da Previdência e do pacote anticorrupção quando ainda estiverem na Câmara dos Deputados.

“É uma alternativa de dar celeridade. Os líderes concordaram, então, a gente pretende montar uma comissão especial de acompanhamento mesmo não estando aqui, mas o Senado estará acompanhando, pari passu, o que estiver acontecendo na Câmara”, explicou o presidente.

Apesar de as comissões especiais permitirem que os senadores conheçam melhor o teor das propostas antes mesmo de chegarem ao Senado, Davi frisou que o papel dos senadores de discutir e propor mudanças será preservado. Para o novo presidente, a reforma da Previdência é “uma bandeira do Brasil”.

“Nós não vamos abrir mão da nossa prerrogativa de discutir e aprimorar esse projeto, debater e votar. O que a gente tem que fazer é votar e discutir porque o Brasil não resiste mais dois anos, os estados vão quebrar, os municípios já estão quebrados e a gente precisa resgatar este navio. Tá todo mundo navegando dentro desse navio que é o Brasil”, disse Davi Alcolumbre.

O presidente confirmou que, amanhã (5), reunirá os líderes partidários. Neste primeiro encontro, ele adiantou que os parlamentares vão conversar sobre os projetos que deverão ser considerados prioritários. Outro tema que poderá ser debatido diz respeito à apuração dos fatos questionados durante a sessão para eleição do presidente do Senado.

“Eu vou conversar com o senador corregedor, que é o senador Roberto Rocha. Nós não temos nenhuma comissão, nenhum conselho formado ainda, então eu vou pedir para o corregedor iniciar essas apurações, investigações”, concluiu Davi.