Grids

Devido à grande diversidade de dispositivos usados para acessar a internet, é praticamente impossível criar um design que funcione para todos os tamanhos de tela. Por isso, o portal do Congresso Nacional utiliza o design responsivo, que altera o layout da página de acordo com o tamanho de tela do dispositivo que está sendo usado — desde desktops com tela grande até celulares.

Responsivo

Leiaute com grids

Para implementar o design responsivo, o portal do Congresso usa o framework Bootstrap, que trabalha com grid de colunas flexíveis para criar um design fluido. Seguem algumas definições importantes:

  • Colunas: determinam a área e o alinhamento do conteúdo da página. No caso de design responsivo, a largura da coluna é definida por percentual ao invés de valor fixo para que o conteúdo se adapte ao tamanho da tela. A quantidade de colunas depende do tamanho da tela. Os layouts mais comuns são de 12 colunas para desktop, 8 colunas para tablets e 1 coluna para celular.
  • Gutter: é o espaço entre as colunas, que separa o conteúdo. A largura do gutter também é definida pelo tamanho da tela, mas tem valor fixo para cada leiaute. A largura do gutter deve ser sempre menor do que a da coluna.
  • Margem: é o espaço entre o leiaute e as bordas do dispositivo. Assim como o gutter, é definido pelo tamanho da tela e tem valor fixo para cada leiaute.
Coluna-gutter-margem

Breakpoints

Breakpoints são os pontos que definem as mudanças de leiaute de acordo com o tamanho da tela do usuário. Dessa forma, o navegador sabe que, ao ser acessado por um celular, deve utilizar o leiaute de uma coluna, já se o acesso for feito de uma tela grande, deve usar o de 12 colunas. Abaixo estão os breakpoints definidos pelo bootstrap e a quantidade de colunas recomendada para cada tamanho.

Dispositivo

Largura da tela

Colunas

Celular (x-small)

< 576px

1

Tablet (small)

576 a 767px

4

Tablet grande (medium)

768 a 991px

8

Laptop (large)

992 a 1199px

12

Desktop (extra large)

1200 a 1399px

12

Monitores grandes (extra extra large)

> 1400px

12


Os grids no portal do Congresso

Ao criar uma página para o portal do Congresso, o designer deve entregar para o desenvolvedor pelo menos dois leiautes, um para computador de mesa e outro para dispositivos móveis. O leiaute intermediário (para tablet) é desejável, mas não necessário. Uma sugestão é seguir o conceito de “mobile first”, ou seja, fazer o design primeiro para dispositivos móveis e depois “esticar” este desenho para uma tela mais larga.

Veja abaixo os valores definidos pelo Senado para o grid dos dois leiautes mais comuns.

Grid mobile

Para dispositivos móveis

  • Largura de tela: 360px
  • Margens: 30px
  • Colunas: 1

Grid desktop

Para computador de mesa

  • Largura da tela: 1366px
  • Margens: 116px
  • Gutters: 30px
  • Colunas: 12